08.08.2025 às 11:01h - Educação
“Ler para mudar o mundo”, este será o tema da 18ª Feira do Livro de Itapiranga. O evento ocorre de 13 e 16 de agosto com novo formato, na Sociedade Imigrantes. A programação contempla exposições literárias, atividades culturais e momentos de integração voltados à comunidade escolar e à população em geral. Diversas parcerias viabilizam o evento.
Conforme a Secretária de Educação, Elaine Mueller, a tradicional Feira do Livro tem uma proposta ampliada e reestruturada, reforçando seu papel como instrumento de promoção da leitura e da cultura. A programação coordenada pelo município ocorre em parceria com o Sicoob, a Dadylandy, Sicredi, Livraria Vô Alberto, Uceff e Coordenadoria Regional de Educação.
As atrações contemplam exposições literárias, atividades culturais e momentos de integração voltados à comunidade escolar e à população em geral. Segundo a Secretária de Educação, Elaine Mueller, a Feira do Livro foi pensada como a culminância de um projeto contínuo, que se desenvolve ao longo do ano nas escolas e bibliotecas do município.
A Secretária destaca que a Feira faz parte de um processo que ocorre durante o ano, pois a leitura acontece dentro das unidades escolares, nas bibliotecas e também em ações como contação de histórias e atividades de teatro. Conforme Elaine, a Feira do Livro deixa de ser apenas um evento pontual para se consolidar como o reflexo de um trabalho permanente de incentivo à leitura em Itapiranga.
A abertura oficial da Feira ocorre no dia 13, à noite, na Sociedade de Imigrantes, e contará com atividades culturais especiais. Nos dias seguintes, haverá visitação diurna e noturna, com participação das escolas da rede municipal, estadual e da rede privada. Já no dia 16, o evento será integrado ao Dia D, ampliando a participação das famílias e da comunidade.
De acordo com a Secretária de Educação, Elaine Mueller, com essa nova estrutura, a Feira reafirma seu papel como um dos principais espaços de valorização do conhecimento e da cultura no município. A Secretária reconhece o avanço da leitura digital, porém chama atenção para a importância do livro físico. Elaine Mueller é otimista para a presença de grande público, pois ocorre mobilização nas escolas e com demais parceiros da Feira do Livro.
Comentar pelo Facebook