08.08.2022 às 17:35h - Educação
Neste mês de agosto a Biblioteca Pública Municipal José de Alencar alcançou seus 62 anos de história em São Miguel do Oeste. De acordo com a bibliotecária Lucilene Faccio, aproximadamente mil pessoas visitam o local por mês e, em média, 2 mil livros são emprestados ou renovados. Ao todo, o acervo possui mais de 30 mil exemplares.
Para a bibliotecária, este é um bom número levando em conta toda a tecnologia presente nos dias de hoje, como computadores e celulares que acabam por vezes tomando o lugar dos livros. Ela destacou que os leitores se sentem mais à vontade no ambiente proporcionado pela biblioteca, sendo que a leitura os faz esquecer dos problemas da vida.
Lucilene reforçou ainda que a Biblioteca José de Alencar, assim como seus materiais, é muito utilizada para trabalhos acadêmicos, lazer, literatura infantil, religiosa e ainda eventos de contação de histórias.
Atualmente, a estrutura passa por um processo de informatização, o qual foi iniciado em novembro de 2021 e que possibilitará os leitores a fazerem pesquisas, reservas e renovação dos livros. Além disso, esse é um grande passo a ser tomado também em relação ao controle e organização dos artigos.
Lucilene comentou ainda que várias pessoas procuram a entidade para fazer doações, porém neste momento a biblioteca está com espaço reduzido e, portanto, é feita uma seleção dos exemplares que passarão a integrar a coleção.
Aqueles que desejam pegar algum livro emprestado e já possuem a carteirinha, basta atualizá-la junto à recepção, já quem não possui o cadastro ainda, será necessário comparecer na Biblioteca Pública Municipal portando documento de identificação pessoal, como a identidade, e um comprovante de residência atualizado, sendo necessário pagar a taxa de R$ 1,00 para a inscrição.
Ela lembrou que após a pandemia o prazo de empréstimo, ou seja, o tempo que o leitor pode permanecer com o livro em casa aumentou para 30 dias, sendo possível ainda realizar uma renovação para mais 30 dias, a qual pode ser realizada através do telefone/WhatsApp 3631 2013 ou pessoalmente na biblioteca.
Foto(s): Cristian Lösch / Portal Peperi
Comentar pelo Facebook