08.07.2025 às 14:29h - atualizado em 08.07.2025 às 14:39h - Política

Governo de Itapiranga tem derrota na Câmara

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Governo de Itapiranga tem derrota na Câmara

A Câmara de Vereadores de Itapiranga teve uma sessão longa e polêmica na noite desta segunda-feira, 08. O executivo teve derrota significativa no projeto da reforma administrativa. Foram 2h30 de debates, argumentações e votação de projeto que impacta em cargos e salários na Prefeitura. O projeto enviado pelo Governo Municipal previa a contratação de 24 servidores.

O Legislativo, formado pela maioria de oposição, não aceitou, alegando aumento da folha salarial de forma muito impactante. Os vereadores da base do governo, Gelson Petry, Jacqueline Hermes e Sérgio Reckziegel apresentaram uma subemenda, que foi rejeitada. No final, o projeto foi aprovado, mas permitindo apenas 08 contratações de servidores em diferentes setores.

Conforme o Líder de Governo na Câmara, Vereador Gelson Petry, a rejeição do projeto é algo estranho, pois muitos vereadores apresentam demandas da população, incluindo melhorias na saúde. De acordo com ele, na hora de contratar mais pessoas especializadas, o voto foi contrário. Petry avalia que o povo que vai ficar nas filas por mais tempo esperando para atendimentos em várias áreas especializadas na saúde.

O Vereador considera que melhorias na saúde não são despesas e sim investimentos. Petry também destaca demanda do setor de Transportes e Obras, onde tem máquinas paradas devido à falta de operadores e motoristas.

Na sessão desta segunda-feira, 08, o Legislativo de Itapiranga aprovou a contratação de 01 assistente técnico pedagógico, 02 auxiliares administrativos, 01 motorista, 01 operador, 02 agentes de serviços operacionais para o setor de urbanismo e 01 assistente social. Conforme o Presidente da Câmara, Leonardo Sausen, pela proposta do executivo o acréscimo na folha de pagamento em 2026 seria de R$ 2,152 milhões.

Com ajustes feitos pela Câmara, o aumento na folha de pagamento será de R$ 614 mil. Sausen menciona que os vereadores aprovaram a contratação de 02 auxiliares administrativos para saúde. Outros 06 que haviam sido solicitados não tinham justificativa de onde iriam atuar.

O Presidente da Câmara de Vereadores, Leonardo Sausen, alega que existem operadores ocupando cargos de chefia, por decisão do executivo, para isso poderiam solicitar operador temporário e não efetivar mais funcionários.

Segundo o Presidente do Legislativo, no período de novembro de 2020 a novembro de 2024, a Prefeitura de Itapiranga teve um aumento de 122 funcionários. De acordo com Sausen, na próxima sessão da Câmara será votado o projeto do executivo que prevê novos cargos comissionados e outras alterações no quadro de funcionários.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.