08.07.2024 às 11:47h - atualizado em 08.07.2024 às 11:54h - Geral

Setor Epidemiológico de Descanso registra casos de acidentes com escorpiões

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Setor Epidemiológico de Descanso registra casos de acidentes com escorpiões
Foto: Divulgação

O Setor de Vigilância Epidemiológica do município de Descanso vem registrando ao longo desse ano, vários casos de acidentes com escorpiões.

Conforme a enfermeira do Setor Débora Weschenfelder Magrini, as espécies mais comuns encontradas na região, são o Escorpião Amarelo, que possui um potencial de gravidade maior de envenenamento e o Escorpião Marrom, espécie responsável pelo maior número de casos de acidentes escorpiônicos nas áreas rurais. Outras espécies também causam envenenamento, mas com menor frequência e normalmente com menos gravidade.

Débora destaca que os principais sintomas apresentados pela pessoa que é picada pelo escorpião, são dor imediata, vermelhidão, náuseas, vômitos, formigamento, inchaço e em muitos casos inflamação do local.

A Enfermeira do Setor Epidemiológico do município de Descanso Débora Weschenfelder Magrini ressalta que em caso de registro de acidentes causados por escorpiões é fundamental que o Setor de Epidemiologia do município seja acionado, para que o mesmo faça a busca ativa do inseto.

A ação é desenvolvida pelos agentes de endemias durante a noite, em virtude de ser o período em que os escorpiões estão mais ativos e na busca por alimentação.

Débora frisa que a Unidade Básica de Saúde de Descanso vem realizando uma campanha de conscientização sobre como a população deve agir em caso de acidente com escorpião. Ela ressalta que o local deve ser limpado com água e sabão, não cortar, furar e nem apertar o local da picada e procurar por atendimento médico imediato.

Entre as medidas de prevenção, a enfermeira do Setor Epidemiológico de Descanso enfatiza que a importância de manter a casa e o quintal sempre limpos, pois lixo e entulho favorecem a proliferação de escorpiões, evitar o acúmulo de entulho, telhas, galhos secos e outros materiais, sacudir roupas, sapatos, toalhas e roupas de cama antes de fazer o uso, realizar a limpeza periódica de ralos de banheiros, cozinhas e caixas de gorduras, manter camas e berços afastados das paredes, evitar que roupas de cama e mosquiteiros encostem no chão e evitar colocar as mãos sem luvas em buracos, pedras, troncos podres e em locais escuros e úmidos, propícios para a proliferação dos escorpiões.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.