08.06.2022 às 13:18h - Prefeitura

Vereador contesta pontos em projetos para vagas na prefeitura de Itapiranga

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Vereador contesta pontos em projetos para vagas na prefeitura de Itapiranga
Foto: Diana Isabel/Rede Peperi

São três projetos que tramitam no Legislativo de Itapiranga e que visam criar cargos e aumentar vagas em diferentes setores da prefeitura.

O vereador de situação, Luis Carlos Steffenon, lembra que o Legislativo não pode criar cargos e aumentar despesas, mas pode propor alterações nos projetos da prefeitura. Ele diz que é urgente a necessidade da contratação de técnico de enfermagem e agentes de endemias devido à maior demanda provocada pela pandemia e o agravamento da Dengue. O vereador também apoia cargos efetivos de auxiliar de ensino visando substituir estagiárias no ensino infantil.

São no total 20 vagas visando auxiliar os professores em sala de aula com período de 40 horas. Também está previsto a contratação de técnicos pedagógicos para substituir os secretários que são cargos comissionados.

A efetivação de servidores contempla vários setores da prefeitura. O vereador Luis Carlos Steffenon cita ainda o projeto para contratação de técnico em agrimensura. Este profissional será destinado para a equipe do setor de engenharia.

Segundo o vereador também está em análise o aumento no número de vagas para engenheiro civil, arquiteto, operador de estação de tratamento de água e esgoto, auxiliar administrativo, fiscal de obras e postura, fiscal sanitário e nutricionista.

Steffenon tem posicionamento contrário ao município ter três vagas para nutricionista e sugere baixar para apenas dois profissionais nesta área. O vereador também contesta a necessidade de mais um fiscal sanitário. Segundo Steffenon, este serviço que pode ser feito pelo fiscal de obras e postura, principalmente na construção civil.

O vereador de Itapiranga defende programa municipal para investimentos em passeios públicos Ele chama atenção para melhorias significativas que ocorrem em pavimentações de ruas, no entanto, o pedestre não recebe atenção que precisa ter. Luis Carlos Steffenon lembra que na legislação atual, o passeio público é de responsabilidade dos proprietários dos imóveis. Ele pondera que vários moradores possuem dificuldades para investimentos em calçadas. Devido ao declive do terreno, muitas vezes é preciso construção de muros.

Steffenon diz que já recebeu apoio da Secretaria de Administração para o município fazer a revitalização e os proprietário terem a contrapartida com taxa de melhoria. É uma forma de padronizar os passeios públicos e proporcionar mais segurança aos pedestres. A iniciativa é dos vereadores Luis Carlos Steffenon e Leonardo Sausen, porém, com apoio dos demais parlamentares.

O vereador Luis Carlos Steffenon elogia a agilidade no atendimento dos pedidos de providências por parte do Setor de Água e Esgoto e também Setor de Urbanismo, ambos ligados à Secretaria de Administração, porém, critica a lentidão da Secretaria de Transportes e Obras com pedidos que completam aniversário de um ano e não são atendidos. Steffenon defende a terceirização de alguns serviços públicos por entender que não é possível atender toda a demanda com as máquinas disponíveis e ainda limitação de servidores.

Foto(s): Diana Isabel/Rede Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.