08.06.2022 às 16:23h - atualizado em 08.06.2022 às 16:30h - Educação
Os novos membros do Conselho Municipal de Alimentação Escolar de Iporã do Oeste eleitos e empossados recentemente, passaram por uma capacitação na última quinta-feira, 02, para iniciarem efetivamente os trabalhos de fiscalização no município. De acordo com a nutricionista escolar, Marciele Dal Bosco, a reunião teve caráter de sensibilização dos conselheiros, através da apresentação das mudanças que ocorreram ao longo dos anos, transformando a ideia de que a alimentação escolar era apenas um lanche para saciar as crianças.
A nutricionista enfatiza que hoje a alimentação escolar muito mais do que saciar a fome, tem a missão de ensinar o que é o alimento e proporcionar a consciência de uma alimentação saudável, bem como de questões ambientais, sociais e culturais que envolvem os alimentos. Na capacitação também foi abordado sobre a legislação e o regimento que amparam o conselho, bem como sobre dados das escolas. Marciele cita como exemplo o fato de Iporã do Oeste já possuir mais de mil alunos matriculados, da creche ao 9º ano.
Durante a capacitação também foram enaltecidas algumas exigências que precisam ser respeitadas nas creches, com o fornecimento de no mínimo duas refeições por dia e também sobre a defasagem dos recursos repassados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Para Marciele Dal Bosco, a apresentação dos dados foi fundamental para que os Conselheiros tenham ciência do quanto é desafiador promover uma alimentação de qualidade na Educação Básica municipal.
Foto(s): Ascom/Reprodução/Portal Peperi
Comentar pelo Facebook