08.06.2018 às 13:23h - atualizado em 08.06.2018 às 13:48h - Agricultura

Epagri orienta produtores sobre o cultivo de frutíferas no inverno

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Epagri orienta produtores sobre o cultivo de frutíferas no inverno

Segundo o engenheiro agrônomo e extensionista da Epagri de Descanso, Zolmir Frizzo, o município há vários anos se destaca pelo trabalho dos agricultores com espécies frutíferas, principalmente pêssego e videira.

O extensionista destaca que esse período de frio mais intenso é fundamental para as espécies frutíferas, as quais em sua maioria perdem as folhas no inverno e entram em um ciclo de dormência que influencia depois na florada e na produção.

Ele comenta que a temperatura ideal para as espécies de pêssego e videira é abaixo de sete graus, e por pelo menos 200 horas durante o ano. Zolmir Frizzo enfatiza que no último ano o clima favoreceu o cultivo de frutas, o que deve se confirmar na atual safra.

O extensionista explica que no mês de junho, a maioria dos produtores realiza a poda nos pomares de pêssego. Ele lembra que o procedimento é necessário para garantir a longevidade das plantas, além de uma produção de frutas em qualidade e quantidade, e deve ser feita todos os anos levando em conta a variedade.

Frizzo enfatiza que na década de 1990 o município de Descanso possuía cerca de 50 produtores que tinham na fruticultura a principal fonte de renda.

O profissional diz que esse número diminuiu para cerca de 15 a 20 fruticultores, o que representa cerca de 30 hectares de pêssego e 25 hectares de videira, os quais são destinados para comercialização, sem contar ainda os pomares caseiros.

O extensionista lembra ainda que este também é o período ideal para o plantio de frutíferas, mesmo que seja para consumo das próprias famílias.

Foto(s): Epagri de Descanso

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.