08.05.2025 às 08:20h - atualizado em 08.05.2025 às 09:32h - Geral

Grande público participa da assembleia de fundação da Associação dos Autistas

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Grande público participa da assembleia de fundação da Associação dos Autistas

Foi realizada na noite desta quarta feira, 07, no Centro Escolar Multiuso, a assembleia de fundação da Associação dos Autistas de Iporã do Oeste. O evento reuniu um grande número de pessoas, entre autoridades, prefeito municipal, vereadores Alexandre Barros e Nereu Barth, comissão, além de pais e familiares de crianças autistas e imprensa.

De acordo com a secretária de Educação e integrante da Comissão Provisória de Criação da Associação dos Neurotípicos, Pais e Amigos de Iporã do Oeste, Lori Loebens Dill, a entidade nasce da mobilização de pais, amigos e apoiadores da causa.

Entre os objetivos da associação estão a promoção da conscientização sobre o autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento, oferecer acolhimento às famílias, defender os direitos das pessoas neurodivergentes, facilitar o acesso a serviços especializados e criar uma rede de apoio entre pais e amigos.

Durante a assembleia, o vereador Nereu Barth enfatizou ao público presente, que a administração municipal de Iporã do Oeste tem garantido um recurso superior à 850 mil reais, destinado pelo presidente do Marco da Infância e Juventude, Evandro Dalmolini, para a construção da casa do autista, espaço que oferecerá atendimentos diferenciados ao público autista.

Entre os serviços previstos para a Casa dos Autistas estão atendimentos com psicólogos, psicopedagogos e professores especializados. A expectativa é de que a estrutura também gere empregos para profissionais da área da saúde e educação.

Recentemente, a Câmara aprovou a contratação de seis profissionais de apoio, medida que também contribuirá com o atendimento à causa. Embora ainda não haja previsão para o início das obras, o vereador afirmou que a Casa será estruturada com profissionais capacitados desde o início.

A ideia é avançar com o tempo e incorporar atividades como a equoterapia, conforme a demanda e os recursos forem sendo ampliados.

Foto(s): Cleide Thessing/Rádio Oeste

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.