08.04.2022 às 17:12h - Agricultura
A produção leiteira tem sofrido com normativas, exigências e retirada de incentivos. Uma moção de protesto ao governo do estado reivindica indenização aos produtores rurais de leite afetados por Brucelose e Tuberculose.
O vereador de Itapiranga e Veterinário, Valdair Dahmer, o Boca, considera que a sanidade animal é fundamental para a qualidade da produção. Ele condena a falta de compensação das perdas casadas pelo abate de animais após identificação de Brucelose e Tuberculose
A Instrução Normativa exige exames e caso seja constatado as doenças, os animais devem ser destinados para o abate causando prejuízo ao agricultor. O vereador afirma que além de perder os animais, o agricultor deixa de produzir e não consegue repor o plantel.
Valdair Dahmer defende novos incentivos com linhas de crédito específicas e agilidade na liberação dos recursos que são disponibilizados. Segundo ele, atualmente as famílias atingidas, permanecem na fila de espera por até seis meses para receber a indenização e com isso sofrem consequências por falta de renda regular. O veterinário reforça que a sanidade animal é importante, porém o governo precisa fazer sua parte para equilibrar as contas nas propriedades agrícolas.
Boca também criticou a retirada do leite como item da sexta básica e ainda o aumento de impostos por parte do governo de Santa Catarina. Conforme ele, as medidas do governo estadual significam mais uma paulada no produtor de leite.
O vereador lembra que Itapiranga é referência estadual na certificação de propriedades livres de Brucelose e Tuberculose. Dos 550 produtores de leite, a certificação já está presente em mais de 200 propriedades, sendo 170 com certificação completa. Novas adesões são constantes com até 100 propriedades por ano.
Valdair Dahmer afirma que de 15 a 20% das propriedades estão interditadas para saneamento de Brucelose e Tuberculose. O vereador elogia a postura do governo de Itapiranga que ampliou a contribuição ao produtor que tiver problemas com zoonoses. Nestes casos, o valor dos exames e vacinas são pagas pelo município durante o saneamento.
Comentar pelo Facebook