08.02.2024 às 12:24h - Geral

Fiscal Sanitário esclarece sobre legislação de manipulação de alimentos

Cleide Thessing

Por: Cleide Thessing Iporã do Oeste - SC

Fiscal Sanitário esclarece sobre legislação de manipulação de alimentos
Arquivo/Rádio Oeste

A Vigilância Sanitária de Iporã do Oeste está realizando de forma aleatória, a conferência e vistoria de pontos comerciais, e eventos públicos, como bailes e festas que trabalham no manuseio, preparo e comercialização de alimentos.

Conforme o Agente Fiscal Sanitário, Antônio Jaguesesky, o trabalho é feito em cumprimento à Resolução RDC nº 216, de 15 de setembro de 2004 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que estabelece uma série de leis e regras que dizem respeito à produção, embalagem, comercialização, distribuição e manipulação de alimentos. As mesmas visam a segurança e a higiene dos alimentos que são consumidos em todo e qualquer tipo de estabelecimento que ofereça serviços voltados à alimentação.

Jaguesesky comenta que o objetivo é fazer com que não ocorra a contaminação física, química ou microbiológica da comida que será oferecida aos consumidores. O fiscal sanitário de Iporã do Oeste destaca que nesse ano, a única medida que está sendo exigida pela vigilância sanitária, é a certificação de manipulação de alimentos, mas que a partir de 2024, será de obrigação do responsável, realizar a carteirinha de manipulação, que pode ser solicitada junto à Unidade de Saúde do município.

Para tanto, é necessário fazer alguns exames, e passar por uma avaliação médica, que comprove a sua aptidão. A renovação da carteirinha, é realizada a cada ano.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.