08.02.2022 às 14:36h - atualizado em 08.02.2022 às 14:39h - Saúde

Saúde descarta reativação do centro de triagem da Covid-19

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Saúde descarta reativação do centro de triagem da Covid-19
Ascom

Apesar do alto registro de casos ativos da Covid-19 diariamente em Palma Sola, a secretaria de Saúde descartou a reativação da ala específica para pessoas com sintomas similares ao vírus. A declaração é do secretário Juliano Zandoná.

Ele comentou que os casos ativos atualmente não estão evoluindo para quadro grave da doença. Por causa disso, até então não há cogitação para reabertura do setor. A ala está fechada desde novembro passado. A decisão na época foi baseada na baixa procura pelo atendimento desde outubro. Atualmente as pessoas com suspeita de infecção, devem procurar a sala do seu ESF para realizar o atendimento. A vacinação contra o coronavírus por parte da população também foi um importante peso para não cogitar a reativação da ala. A secretaria também contratou um profissional médico temporário para atender as demandas do posto de saúde durante o período de férias dos demais profissionais.

Outro assunto debatido em reunião pela secretaria de Saúde de Palma Sola foi o tempo de isolamento das pessoas infectadas ou com suspeita do vírus. Em Santa Catarina o tempo de isolamento é de sete dias, mas se o paciente testar negativo no quinto dia poderá deixar o isolamento. Caso contrário, cumpre até o décimo dia. Conforme o secretário Juliano Zandoná, muitas empresas do município tem solicitado informações sobre isso. Em Palma Sola, a secretaria está seguindo a decisão do Ministério Público que prevê entre cinco e dez dias, dependendo do caso. O secretário disse também que o profissional médico define o período conforme o quadro do paciente. Porém, Juliano afirmou que o colegiado de saúde da Ameosc deve definir um período padrão para todos os municípios.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.