08.02.2020 às 10:23h - atualizado em 08.02.2020 às 11:51h - Saúde
A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento de pessoas com deficiências ou necessidades especiais. Conforme a terapeuta ocupacional responsável pelo projeto, Clademira Pastorello, as atividades acontecem em SJCedro na chácara do Barba, com apoio da secretaria da saúde, desde o final do ano.
Havia três animais para realização do método e há menos de um mês a terapeuta conversou com a Rádio Cedro e pediu ajuda de pessoas da comunidade que eventualmente pudessem doar um animal para ampliar o trabalho. O pedido foi atendido pelo empresário Valter Riffel, que doou a égua de estimação da família para a causa. Ela afirmou que o animal é dócil, calmo e já está sendo preparado para as sessões com pacientes com problemas neurológicos, psiquiátricos e ortopédicos. Serão seis meses de treinamento com o animal.
Riffel comenta que o animal tem mais de 20 anos de idade e há 13 estava com a família. Disse que a intenção é que as pessoas possam ser beneficiadas através da ação social. Ele explica que a égua campeira chamada Serena possui registro e era considerada uma relíquia para a família. O empresário comentou que houve uma decisão conjunta, já que os netos são bastante apegados ao animal. Conforme ele, o objetivo foi ajudar as pessoas que precisam do trabalho.
Fonte: Texto: Kelly Figueiró / Portal Peperi
Foto(s): Ivan Guilherme/Portal Peperi
Comentar pelo Facebook