08.02.2020 às 08:09h - atualizado em 08.02.2020 às 08:36h - Geral

Associação dos Criadores de Aves de Iporã do Oeste realiza 1ª copa de ornitologia

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Associação dos Criadores de Aves de Iporã do Oeste realiza 1ª copa de ornitologia

Continua depois da publicidade

O evento será realizado nos dias 28 e 29 de fevereiro, e 1º de março na sede da Cooper A1.

Conforme o presidente da Associação Ornitológica de Iporã do Oeste, Fernando Revers, a entidade surgiu em 2009 por iniciativa de um grupo de amigos que tinha por hobby em comum a criação de pássaros.

O presidente afirma que os sócios têm conquistado bons resultados nos eventos que vem participando desde 2014, tanto a nível regional, estadual e campeonatos brasileiros. Em 2019 a associação ficou com o 3ª lugar no estadual de Itajaí, superando inclusive clubes mais antigos e de cidades maiores.

Revers explica que nas competições o principal critério de avaliação é a beleza das aves, como cor, plumagem e postura do pássaro. Ele lembra que a competição não é entre os associados, somente com criadores de outras cidades.

Além de criadores de Iporã do Oeste, a associação conta também com sócios do Paraná, Mondaí e São Miguel do Oeste. A entidade se baseou na associação de Chapecó para se estruturar.

O presidente da Associação Ornitológica de Iporã do Oeste lembra que as despesas para a participação nos eventos são bancadas pelos próprios sócios.

Fernando Revers afirma que apesar de serem questionados sobre a manutenção das aves em cativeiros, os criadores tem um papel importante na preservação das espécies, que são domesticadas.

O presidente cita que a principal espécie é a agapornios, oriunda da África, e que é dividida em nove sub-espécies. Há também aves exóticas que são menores e de grande beleza.

Revers ressalta que para a copa no final deste mês a expectativa é reunir 200 aves na competição, com a participação de criadores de Maravilha e Iporã do Oeste. Além do julgamento, a exposição também será aberta para visitação do público.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.