08.02.2019 às 14:57h - atualizado em 08.02.2019 às 17:21h - Agricultura

Medidas governamentais devem auxiliar cadeia produtiva do leite

Marcos de Lima

Por: Marcos de Lima São Miguel do Oeste - SC

Medidas governamentais devem auxiliar cadeia produtiva do leite
Foto: Marcos de Lima / Portal Peperi

O primeiro passo tomado, segundo o Governo Federal, foi justamente encerrar a cobrança tarifária antidumping sobre a importação de leite em pó, integral ou desnatado, da União Europeia e Nova Zelândia como objetivo evitar que os produtores nacionais fossem prejudicados pelo aumento de oferta dos produtos desses países.

O Assunto vem gerando polêmica, pois representantes dos produtores não aceitam como algo favorável, mas o governo afirma que gera a livre competição.

Por outro lado, na esfera estadual a Deputada Marlene Fengler encaminhou uma indicação legislativa na qual pede ao governador, Carlos Moisés da Silva, a revogação dos decretos aprovados no final de 2018 pelo então governador Eduardo Pinho Moreira, os quais têm implicação no ICMS.

De acordo com o pedido, a mudança no imposto, adotada no fim de dezembro, aumentará a carga tributária dos produtores rurais, reduzindo sua competitividade em relação a outros Estados. A Ocesc calcula que o custo de produção aumentará em torno de 25%.

A deputada comenta que a economia de quase 80% da região Oeste é basicamente agrícola e que o projeto vem ao encontro não apenas da cadeia produtiva do leite, mas sim para todas as formas de cultura.

A indicação está tramitando na Assembleia Legislativa. Se aprovada, segue ao governador.

Foto(s): Marcos de Lima / Portal Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.