08.02.2018 às 08:30h - atualizado em 08.02.2018 às 08:43h - Geral

Bombeiros irão desenvolver projeto piloto na região de prevenção a afogamentos

Joana Reichert

Por: Joana Reichert Iporã do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

Bombeiros irão desenvolver projeto piloto na região de prevenção a afogamentos

Continua depois da publicidade

O projeto Golfinho que já é desenvolvido no litoral do estado desde 1998, será ampliado para a nossa região. Conforme o comandante do Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste, sargento Oldair Schmitz, o projeto surgiu em função do aumento dos casos de afogamento na operação veraneio, sendo que destes casos, 40% envolvem adolescentes até 14 anos.

Ele explica que através de uma forma lúdica, os bombeiros irão repassar aos participantes do projeto orientações sobre a prevenção de afogamentos, bem como, noções de cidadania e meio ambiente.

Além de Iporã do Oeste, o projeto Golfinho irá contemplar também os municípios de São Miguel do Oeste e Itapiranga. As aulas serão ministradas pela sargento Krieger, que atua no litoral do estado.

No litoral o projeto é desenvolvido no mar, mas na nossa região, o sargento explica que o projeto será adaptado para a prevenção dos casos de afogamentos em rios e açudes, ou mesmo em piscinas.

Serão dois dias de aulas nos municípios contemplados. Em São Miguel do Oeste as aulas serão realizadas dias 19 e 20 de fevereiro, e para os alunos de Itapiranga e Iporã do Oeste as aulas serão dias 21 e 22.

O quartel de Iporã do Oeste irá atender somente alunos de Mondaí, através da parceria firmada com o setor de Assistência Social, que fará a seleção.

As aulas serão realizadas no Rio Uruguai, das 8 às 14 horas. Os participantes irão receber um kit, patrocinado pela Aurora.

O sargento lembra que ao longo dos anos os casos de afogamento têm diminuído devido ao trabalho preventivo, mas a orientação continua sendo importante.

Durante toda a operação veraneio os quartéis disponibilizam guarda vidas nas áreas de lazer em Mondaí e Itapiranga, durante os finais de semana e feriados.

Foto(s): Divulgação

Continua depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

AL Contabilidade
Advocacia Fávero
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.