07.12.2022 às 08:49h - atualizado em 07.12.2022 às 09:08h - Meio Ambiente
São João do Oeste busca alternativas para resolver um problema ambiental e ainda oferecer alternativa de renda. O Prefeito de São João do Oeste, Genésio Anton defende ações práticas para equilibrar o desenvolvimento do agronegócio e a preservação ambiental. Ele relata que durante o ano de 2022 foram realizadas diversas viagens com visitas técnicas.
Prefeito, secretários e outros servidores públicos visitaram empresas, prefeituras e propriedades agrícolas no Oeste do Paraná e também em diferentes regiões de Santa Catarina. A missão foi de buscar iniciativas bem sucedidas sobre a destinação correta de dejetos de animais, principalmente com uso na geração de energia.
Conforme Genésio Anton, o momento é de união entre os produtores rurais, integradoras, órgãos fiscalizadores e demais entidades ligadas ao agronegócio, fiscalização e autorização de empreendimentos. O grande desafio é buscar soluções para reduzir a poluição dos rios e reservatórios de água.
O prefeito destaca que São João do Oeste possui característica de pequenas propriedades agrícolas, com média de 14 hectares. Anton informa que o município tem alta produção agropecuária com mais de 100 mil suínos, 28 mil bovinos e um milhão e 800 mil frangos alojados. Estas três atividades são de produtividade intensa em uma área territorial do município de apenas 164 quilômetros quadrados. Para o prefeito, é preciso encontrar soluções e não apontar culpados pela poluição. O problema existe e precisa de ações conjuntas para manter o agro forte, sem causar impactos ambientais.
Genésio Anton lembra que nesta quarta-feira, 07, terá Audiência Pública sobre contaminação de recursos hídricos. Será a partir das 13h30min na Câmara de Vereadores. O principal objetivo desta audiência é de promover um amplo debate entre as autoridades públicas das diferentes esferas, juntamente com órgãos fiscalizadores, órgãos licenciadores, representantes de empresas integradores, associações de produtores rurais, sindicatos, lideranças comunitárias e produtores rurais que exploram atividades que geram grandes volumes de resíduos, especialmente de dejetos animais.
Segundo o prefeito, o município registra problemas com frequência de poluição, principalmente por dejetos suínos. Anton reforça que este é o momento da participação comunitária, lideranças e autoridades para um futuro de harmonia entre todos os seguimentos da cadeia produtiva.
Foto(s): Diana Isabel/Rede Peperi
Comentar pelo Facebook