07.12.2021 às 14:19h - atualizado em 07.12.2021 às 14:33h - Saúde

Cronograma visa contemplar pessoas com segunda dose da Covid-19 atrasada

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Cronograma visa contemplar pessoas com segunda dose da Covid-19 atrasada
Acervo/Portal Peperi

Alguns moradores de São José do Cedro não estão buscando a segunda dose da vacina contra a Covid-19. O maior índice de faltantes são de adultos entre 20 e 49 anos de idade, parte do grupo contemplado com vacinas da operação fronteira em meados deste ano. Os detalhes são da coordenadora dos ESFs do posto de Saúde central, Sônia Fernandes.

O município de São José do Cedro possui cerca de 78% da população com o ciclo vacinal completo, mas apesar da excelente porcentagem e sem notificação de casos ativos ou suspeitos da Covid até a tarde de segunda-feira, 06, ela comentou que o município poderia estar com um índice superior caso as pessoas que receberam a primeira injeção buscassem a segunda.

Para tentar entender esta falta, a secretaria de Saúde acredita que algumas pessoas foram morar para outras cidades e não completaram a vacinação no município e outro motivo também cogitado, é de fato a não procura pelas injeções necessárias por parte destas pessoas. Para buscar estes faltantes, a saúde tem divulgando cronogramas e realizado visitas nas residências.

Nesta quinta-feira a tarde, 09, as pessoas com as doses dos institutos Pfizer, Fiocruz e para os adolescentes que receberam a primeira injeção nos dias 08, 22, 24 e 29 de setembro, além de antecipar o grupo que se vacinou no dia seis de outubro, podem buscar as doses necessárias no posto de saúde.

Já referente à primeira dose contra a Covid-19, o município não tem enfrentado problemas com a procura. A coordenadora dos ESFs, Sônia Fernandes destacou que a busca pela primeira injeção é em todas as idades, desde adolescentes, adultos e idosos que começaram a procurar os postos de saúde nos últimos meses, e esta procura se deve a exigência da vacinação em diversos espaços e eventos realizados na região. Sônia salientou que atualmente não estão faltando doses para população, exceto a vacina do instituto Butantan, que não devem vir mais e o que está disponível é para pessoas que precisam receber a segunda na campanha que será realizada nesta terça-feira, 07. A coordenadora também informou que até o momento não há determinação para aplicação da segunda dose para aqueles que receberam a vacina da Janssen.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.