07.11.2023 às 08:04h - atualizado em 07.11.2023 às 08:17h - Geral

Cooper A1 quer ampliar atuação com compra de moinho em Iporã do Oeste

Moinho da Cerealista Marx deve ser comprado pela Cooper A1, que pretende entrar em um novo mercado

Marcos Herbert

Por: Marcos Herbert Iporã do Oeste - SC

Cooper A1 quer ampliar atuação com compra de moinho em Iporã do Oeste
Cerealista Marx deve ser comprada pela Cooper A1 | Foto: Jardel Oliveira

A Cooperativa A1 vai realizar uma Assembleia Geral Extraordinária em Iporã do Oeste na tarde desta quarta-feira, 08, para deliberar sobre a compra do moinho da Cerealista Marx. O encontro será realizado no pavilhão católico, com a última convocação marcada para às 14h30.

De acordo com o presidente da cooperativa, Élio Casarin, a aquisição só poderá ser concretizada mediante aprovação dos associados, visto que o processo envolve um investimento significativo e com prazo para pagamento. Casarin explicou que a diretoria mantém a meta de adquirir e incorporar bens móveis e imóveis para ampliar a atuação e alavancar o crescimento da cooperativa.

No caso do moinho, o objetivo é iniciar o beneficiamento de trigo, visto que o grão é muito produzido pelos associados na região de Iporã do Oeste, Descanso, Santa Helena, Belmonte e também em alguns municípios gaúchos dentro da área de atuação, com cerca de 25 mil hectares plantados somente na última safra. A expectativa é que o plantio siga em expansão nos próximos anos.

O presidente destacou que o trigo é uma cultura interessante do ponto de vista comercial e que a aquisição da unidade de beneficiamento vai permitir o ingresso de um novo produto no mercado com a marca da Cooper A1. Além disso, o farelo do trigo, mesmo sendo um subproduto, vai auxiliar na formulação de rações nas fábricas de Itapiranga, Mondaí e Palmitos.

Élio Casarin observou que a Cooper A1 é uma das poucas cooperativas da região que ainda não possui unidade de beneficiamento de grãos e que com a aquisição do moinho da Cerealista Marx em Iporã do Oeste, será possível iniciar a produção em breve, visto que o moinho já está em pleno funcionamento e com clientela formada em todo o Brasil.

Caso a compra for aprovada pelos associados, a área técnica da Cooper A1 fará estudos para identificar as melhores variedades de trigo para a produção de farinhas especiais para pães, massas e outros derivados, o que poderá gerar maior valorização dos associados que trabalham com a cultura em suas propriedades agrícolas.

OUÇA A ENTREVISTA

Foto(s): Jardel Oliveira/Rede Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.