07.10.2025 às 11:33h - Agricultura
            O Gerente da Cooafi e Agrônomo, Adriano Reis, destaca o cenário positivo para uma boa safra de milho. O mês de setembro e o início de outubro são altamente favoráveis para o desenvolvimento das lavouras de milho na região de Itapiranga. Principal cultura, visando especialmente alimentação do gado leiteiro, o milho é o foco dos produtores rurais.
Segundo Adriano Reis, o município teve um inverno com formação de geadas proporcionou a reorganização climática favorável para o desenvolvimento das culturas. Ele destaca inclusive que “o ótimo desenvolvimento das pastagens de inverno, aumentou o volume de leite produzido durante o período frio”.
Com o inverno mais rigoroso, o plantio do milho ocorreu em período adequado e com excelente germinação das sementes. As chuvas regulares proporcionam bom desenvolvimento das lavouras e até o momento não ocorreu ataque de pragas, em especial da Cigarrinha. “A produção agrícola é uma indústria ao ar livre e os cuidados com manejos contribuem para a projeção otimista” destaca.
No entanto, Reis ressalta que as questões climáticas não fazem parte do controle dos produtores rurais, mas a previsão é de tranquilidade.
O Agrônomo afirma que a colheita não deve ser em período muito diferente. Alerta ainda para a concentração maior para o corte da silagem, exigindo programação do produtor para garantir a colheita no tempo certo.
Comentar pelo Facebook