07.10.2023 às 21:33h - atualizado em 07.10.2023 às 22:15h - Chuvas

Moradores e comerciantes retiram materiais e pertences devido cheia do Rio Uruguai

Diana Isabel

Por: Diana Isabel Itapiranga - SC

Moradores e comerciantes retiram materiais e pertences devido cheia do Rio Uruguai
Foto: Noeli Heberle Bortoluzzi/Rede Peperi

Devido às chuvas ocorridas com intensidade nas últimas horas, o Rio Uruguai aumentou rapidamente sua vazão. Com a orientação da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, moradores e comerciantes localizados na cota de até os 12 metros, iniciaram a retirada de materiais e pertences.

Muitos voluntários estão auxiliando na retirada dos pertences. Na Cooafi - Cooperativa da Agricultura Familiar de Itapiranga, uma grande mobilização está sendo realizada na noite deste sábado, 07, para retirada de insumos, linha de mercado e agropecuária, antes que a água invada o estabelecimento.

O alerta hidrológico da Defesa Civil é de que o nível do Rio Uruguai em Itapiranga atinja de 12 a 13 metros acima do normal. A Defesa Civil informou que a rápida elevação no nível do rio deve continuar nas próximas horas, atingindo valores acima das cotas de emergência em Itapiranga.

Itapiranga instituiu um comitê de crise. O monitoramento do nível do Rio Uruguai está sendo realizado de hora em hora, informando a população sobre medidas a serem tomadas.

Às 22 horas, o nível do Rio Uruguai em Itapiranga estava em 8,80 metros acima do normal, um aumento de 30 centímetros na última hora. A ponte no entroncamento Beira Rio/Arroio Jaboticaba e a ponte sobre o rio Dourado está fechada para veículos pequenos e caminhões. Também há água sobre a ponte em Santa Fé Baixa.

- Matérias relacionadas:

1. Nível do Rio Uruguai em Itapiranga pode chegar a 13 metros acima do normal, alerta Defesa Civil

2. Travessia de balsa é interrompida em Itapiranga

Foto(s): Noeli Heberle Bortoluzzi/Rede Peperi

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.