07.10.2022 às 10:00h - Curiosidades

Agroglifo que apareceu em Santa Catarina vai ser desfeito em 10 dias

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Agroglifo que apareceu em Santa Catarina vai ser desfeito em 10 dias

O dono da propriedade onde um agroglifo apareceu há dois dias em Ipuaçu, no Oeste catarinense, disse nesta quinta-feira, 06, que pretende desfazer o desenho em sua plantação de trigo em cerca de 10 dias. Segundo Sérgio Girotto, 62 anos, este é o tempo em que as sementes estarão prontas para serem retiradas da área verde e colocadas em sacas.

O desenho geométrico foi visto na manhã da última terça-feira, 04, e atraiu curiosos. Além de moradores da região, alunos de escolas visitaram o espaço em excursão. Ao todo, cerca de 1,5 mil visitantes estiveram no local, segundo o proprietário.

Conforme Girotto, a produção do trigo não foi afetada gravemente pelo desenho. Na área que produz mais de 700 sacas, com 60 quilos cada, o morador calcula que foi perdido menos de 10 sacas. Por conta disso, ele não pretende fazer boletim de ocorrência sobre o caso. A identidade do autor das marcas é desconhecida.

"Não foi um prejuízo elevado não, coisa normal. Só algumas partes onde amassou a colheitadeira não tem condições de juntar, mas no meio, onde ficou de pé, se colhe normalmente", explicou.

Girotto lembra também que esta não foi a primeira vez que agroglifos apareceram no terreno dele. A situação parecida aconteceu na propriedade há sete anos, com uma figura feita a cerca de 200 metros de onde o desenho atual foi registrado.

O professor Adolfo Stotz Neto, presidente do Grupo de Estudos Astronomia da Universidade Federal de Santa Catarina, disse acreditar que os desenhos como o avistado em Ipuaçu sejam feitos por seres humanos e descarta que as marcas sejam obras de seres de outros planetas.

"Uma corda comprida, uma tábua bem lisa e duas pessoas fazem aquilo. Um fica segurando na ponta da corda e outro caminha, fazendo o círculo do tamanho que quiser", disse.

Ufologistas, no entanto, costumam vincular agroglifos com entidades extraterrestres. Para o professor da UFSC Adolfo Stotz Neto, a ufologia não pode ser considerada uma ciência pois exige métodos científicos. "Uma ciência só é ciência se não for dogmática, se permitir que você faça novas descobertas", disse.

Fonte: g1sc

Foto(s): Tiago Kosinski/Divulgação

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.