07.10.2021 às 13:58h - atualizado em 07.10.2021 às 14:09h - Saúde

Palestra aborda questões relacionadas à saúde mental dos alunos do colégio Cemeg

Maruhan França

Por: Maruhan França São José do Cedro - SC

Palestra aborda questões relacionadas à saúde mental dos alunos do colégio Cemeg
Divulgação

O Colégio Cemeg de São José do Cedro promoveu durante manhã e tarde de quarta-feira (06) duas palestras sobre Saúde Mental como tema principal do encontro.

Para o psicólogo e palestrante, Abel Petter, a palestra foi bastante proveitosa com envolvimento das crianças tirando as dúvidas sobre o tema. Ele disse que não aguardava tamanho envolvimento dos alunos com tantas perguntas. Para o psicólogo, o período pós-pandemia tem elevado o número de pessoas com transtornos mentais, sendo necessário uma atenção nos comportamentos e sentimentos das pessoas. Por isso, se faz necessário conversar com os alunos para ensinar caminhos que devem ser tomados e locais onde se pode buscar ajuda.

Petter ainda destacou que muitas pessoas não sabem quais são os setores preparados para atender este público que vem registrando aumento no número de pessoas com transtornos mentais. O psicólogo comentou que os problemas mentais não são solucionados rapidamente, mas é um trabalho moroso e de intenso acompanhamento dos profissionais responsáveis.

Os principais sentimentos que devem servir de alerta sobre possíveis transtornos mentais são falta de esperança, tristeza ou sentimento de não ser amado pelos mais próximos. O alerta é do psicólogo, Abel Petter. Ele destacou que estes problemas podem atingir pessoas de todas as classes sociais. Por isso, é preciso buscar por atendimento com profissionais da área ou setores públicos como o CRAS para solicitar ajuda.

Abel comentou que são inúmeros os transtornos mentais e que cada situação de tratamento é diferente devido a gravidade de alguns. Caso a ajuda não seja procurada o quanto antes, o psicólogo explicou que isso pode se tornar um problema crônico dificultando ainda mais a solução do transtorno. Em muitos casos em estado avançado estão os pensamentos de autodestruição, onde a pessoa perde a vontade de viver e a única saída seria tirar a própria vida.

Foto(s): Divulgação

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.