07.09.2025 às 07:16h - atualizado em 07.09.2025 às 08:27h - Cultura
A educação musical de crianças e adolescentes gera bons resultados em Itapiranga. O município possui ações que contribuem no desenvolvimento dos alunos com aula, ensaios e apresentações. Conforme o professor e maestro Henrique Drebel, a música é uma ferramenta pedagógica poderosa para o futuro das pessoas. A arte contribui no desenvolvimento de questões cognitivas, emocionais e sociais, além de estimular criatividade, disciplina e rotina evitando problemas com drogas, violência, ansiedade e depressão infantil.
Segundo Drebel, qualquer pessoa tem condições de desenvolver talento musical e isso não é apenas um dom para poucos”. Os municípios da região possuem muitas ações para acesso de forma gratuita a aulas de música. A estimulação é que faz a diferença no sucesso das atividades que as crianças desenvolvem.
O Oeste Catarinense vai receber uma turnê da Orquestra de Itapiranga. Um Show Cultural, um projeto que une música instrumental e canto em apresentações gratuitas e abertas à comunidade. Conforme o maestro Henrique Drebel, formada por jovens e crianças, estudantes de música e canto, a Orquestra de Itapiranga levará ao palco arranjos temáticos e um repertório dinâmico, que faz analogia à diversidade cultural regional, brasileira e mundial.
“A iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso à cultura por meio da circulação desse espetáculo em municípios do Sul do Brasil, proporcionando momentos de interação entre crianças, adolescentes, famílias e a comunidade em geral” disse Drebel.
As apresentações acontecerão em espaços públicos abertos, com uma estrutura de alta qualidade e recursos de acessibilidade como intérprete de Libras, transcrição em braile e equipamentos adaptados, garantindo que todos possam vivenciar plenamente a experiência musical.
A agenda inicia no dia 13 de setembro em São Miguel do Oeste e prossegue em Palmitos, Cunha Porã, Paraíso e encerra no dia 21 de dezembro, em Itapiranga. Além de celebrar a música, o projeto reforça o papel da orquestra como agente de transformação cultural e social, valorizando talentos locais e aproximando o público da produção artística.
Henrique Drebel destaca que o projeto “Orquestra de Itapiranga: Um Show Cultural” é viabilizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cultura, Governo Federal e Associação da Orquestra de Itapiranga.
Comentar pelo Facebook