07.08.2025 às 17:18h - atualizado em 07.08.2025 às 17:28h - São Miguel do Oeste
A Polícia Militar, a Polícia Civil e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realizaram, na tarde desta quinta-feira, 7, no Bairro Santa Rita, em São Miguel do Oeste, uma ação conjunta alusiva aos 19 anos da Lei Maria da Penha e à Operação Shamar.
De acordo com a sargento PM Juliana Machado, integrante da Rede Catarina de Proteção à Mulher, as equipes percorreram residências do bairro, realizaram visitas e entregaram materiais informativos. O objetivo foi orientar a comunidade sobre os diferentes tipos de violência previstos na lei, divulgar os canais de denúncia e reforçar a importância do apoio às vítimas.
De acordo com os organizadores, a atividade faz parte de um esforço integrado de conscientização social. A Operação Shamar, promovida em âmbito nacional pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, busca ampliar o enfrentamento à violência de gênero por meio de ações educativas e repressivas.
A escrivã de Polícia Civil, Aline Massoni, destacou que a Lei Maria da Penha é considerada um marco no combate à violência contra a mulher. Em entrevista à Peperi, Aline explicou como é o trabalho da PC quando recebe denúncias deste gênero e os servições de acolhimento, como o OAB Por Elas.
A asssitente social, Jacinta Imig, frisou que o Creas também disponibiliza ações de apoio para as mulheres vítimas de violência, como acompanhamento psicosocial especializado.
A data tem sido lembrada por diversas instituições públicas, com campanhas de informação e mobilização da sociedade.
Foto(s): Rudinei Heinle/ Portal Peperi
Comentar pelo Facebook