07.08.2025 às 17:10h - atualizado em 07.08.2025 às 17:15h - Geral
Duas crianças do município de Romelândia protagonizaram um feito histórico na cultura tradicionalista e conquistaram resultados expressivos na competição nacional de laço em vaca parada, realizada entre os dias 23 e 27 de julho, em Cristalina (GO).
O evento reuniu representantes de todas as regiões tradicionalistas do Brasil e, entre os classificados de Santa Catarina, estavam Joaquim Tranquillo Maders, de 11 anos, e Laura Furtado Manfrin, de apenas 7 anos, ambos integrantes da 13ª Região Tradicionalista, que abrange municípios do Oeste Catarinense.
O caminho até o nacional
A classificatória estadual aconteceu em setembro de 2024, na cidade de Jaborá (SC), reunindo laçadores de todas as 17 regiões tradicionalistas do estado. Lá, Joaquim e Laura se destacaram entre centenas de competidores e garantiram vaga para o nacional.
“Foi como se fosse a copa do mundo do laço para mim... Algo que sempre sonhei a vida inteira e agora meu filho realizou este sonho”, comenta Carlos Eduardo Maders, pai do Joaquim
Os resultados
No nacional, Joaquim brilhou:
1º lugar por equipe, representando Santa Catarina
2º lugar em dupla
4º lugar no Braço de Ouro — troféu que premia os melhores laçadores do Brasil
Já a pequena Laura também teve um desempenho memorável:
2º lugar na prova por equipe (vaca parada)
5º lugar no Braço de Ouro, após acertar 15 armadas positivas
Segundo o pai da Laura, Israel Manfrin, ambos as crianças treinaram durante 30 dias intensamente. “Eles laçavam quase todos os dias, umas 25 a 30 armadas diárias. Tudo isso com apenas 7 anos e 11 anos. Foi muito emocionante.”
Comentar pelo Facebook