07.08.2023 às 15:30h - atualizado em 07.08.2023 às 15:39h - Educação
A Biblioteca Pública Municipal Hugo Lotário Friedrich de Iporã do Oeste, localizada em frente à Praça Reinoldo Ruschel, recebeu em torno de 400 livros. Conforme o bibliotecário Jordan Pilz, os exemplares foram doados pela Fundação dos Bancos Sociais de Porto Alegre e o Município de Iporã do Oeste realizou o frete.
Ele detalha que a maioria dos exemplares recentes são direcionados ao público infanto-juvenil, entre outros para adultos. Após o processo de catalogação e organização dos livros nas estantes, que durou mais de um mês, agora praticamente todos esses livros novos estão emprestados.
Jordan explica que qualquer pessoa pode utilizar o espaço da biblioteca gratuitamente, seja para ler, manusear o material impresso, computadores com acesso à internet ou fazer impressões. Também há espaço para as crianças brincarem ou desenharem. O ambiente é climatizado e proporciona condições adequadas para estudos e leitura.
Para emprestar livros é necessário fazer um cadastro, por meio de documento com foto e comprovante de residência em Iporã do Oeste. Uma vez que o cadastro estiver concluído, a pessoa tem direito a retirar até seis livros no prazo de 15 dias. O bibliotecário salienta que é possível renovar quantas vezes for necessário, contanto que o livro não tenha reserva.
Jordan Pilz destaca que os cerca de 16 mil exemplares disponíveis variam em livros de Metodologia Científica, Direito, Autoajuda, Psicologia, Biologia, Matemática, Romance e Ficção, entre os que são mais retirados pelos leitores. O bibliotecário lembra que o atendimento no endereço atual iniciou em fevereiro de 2022 e destaca que o número de usuários é crescente.
Jordan enfatiza que neste ano ocorre um processo de padronização das bibliotecas do município para estarem de acordo com a central. Um sistema próprio para bibliotecas (Biblivre) é utilizado pelo Município gratuitamente e permite catalogar livros, bem como cadastrar usuários. A ação possibilita efetuar empréstimos, devoluções e a busca de livros, que estão organizados por assunto.
Fonte: Ascom
Foto(s): Adilson Kipper/Ascom
Comentar pelo Facebook