07.08.2022 às 08:22h - Clima
A Defesa Civil alertou para a formação de um ciclone extratropical em Santa Catarina, a partir desta terça-feira, 09, que pode trazer temporais, especialmente nas cidades do litoral.
Antes disso, o domingo, 07, será de tempo instável com pancadas de chuva e trovoadas em todas as regiões entre a madrugada e o amanhecer, mas que perde força ao longo da tarde.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, no entanto, a condição de chuva retorna na forma de pancadas isoladas na parte da noite, especialmente no Norte do Estado, que pode registrar temporais com rajadas fortes de vento, raios e granizo.
A condição ocorre por conta de uma área alongada de baixa pressão e ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região Amazônica. O risco é moderado para ocorrências associadas à chuva volumosa e aos temporais isolados.
Já em relação as temperaturas, o amanhecer contará com mínimas entre 5°C e 16°C. No período da tarde, as máximas não passam dos 20°C em todo o Estado.
A segunda-feira, 08, segue com chance de chuva em todas as regiões de Santa Catarina. As temperaturas devem seguir amenas e abaixo de 20°C.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a formação e atuação de um ciclone extratropical em Santa Catarina promove chuvas intensas e vendavais entre a terça-feira, 09, e a quinta-feira, 11, especialmente nas cidades do litoral.
Como resultado, os acumulados de chuva podem superar os 150 mm no Litoral, Grande Florianópolis, Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte. As cidades do Médio e Alto Vale do Itajaí e também nos planaltos podem registrar acumulados que variam entre 70 mm e 100 mm.
A quarta-feira, 10, contará com chance de rajadas de vento de até 100 km/h nas áreas do litoral catarinense. Por conta disso, o risco para ocorrências associadas à chuva intensa e volumosa, como alagamentos, enxurradas, inundações e deslizamentos, é moderado.
Após os dias de veranico, predomina as dúvidas para nova chance de frio intenso durante o inverno de 2022 no Estado. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, ainda é esperado duas massas de ar frio polar, que podem trazer episódios de geada e, quem sabe, neve, especialmente ainda no mês de agosto.
“O frio ainda não terminou. Então, teremos períodos de chuva mais volumosas em agosto e provavelmente será o mês com frio mais intenso”, complementa o meteorologista.
Antes disso, o Estado contará com um domingo com a presença de pancadas de chuva e trovoadas em todas as regiões na madrugada e amanhecer, mas perdendo força no decorrer da manhã.
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, a chuva volta durante o fim de tarde e início de noite, especialmente para o Norte de Santa Catarina, que tem risco de temporais com rajadas fortes de vento, raios e granizo.
Fonte: ND Mais
Comentar pelo Facebook