07.07.2022 às 18:43h - atualizado em 07.07.2022 às 19:00h - Educação
O SENAI está descentralizando ações para proporcionar fácil acesso a capacitações em vários municípios da região. A Unidade de Itapiranga está em processo de mudança de local. Instalada desde 2013 no Pavilhão 'D' do Complexo Oktober, a sede já não atende à demanda atual.
Conforme o Diretor Regional do SENAI de São Miguel do Oeste, Ivanor Finato, o momento é de ajustes e novos desafios. Ele elogia o empenho do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Alexandre Siqueira, para a nova sede do SENAI se estabelecer no Centro Universitário UCEFF. Finato diz que o local é centralizado, de fácil acesso e dentro de um complexo educacional, que permite novas ações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
O Diretor do SENAI considera plenamente válido a mudança de local e a manutenção da unidade em Itapiranga. Cita como exemplo as duas unidades da JBS, além de cooperativas e outras empresas que a cada ano necessitam de 200 jovens aprendizes. Para Ivanor Finato, só isso já basta para manter o SENAI no município.
O projeto remunera os jovens no contra turno escolar e atende necessidade das industrias em questão de mão de obra. Ele observa que ainda são disponibilizados diversos cursos de qualificação profissional com mais de quatro mil matrículas já realizadas. Com os novos laboratórios e salas de aul,a será possível acompanhar as novas necessidades de qualificação de mão de obra em cursos técnicos. Segundo Finato, Itapiranga tem histórico de empresas parceiras do SENAI em busca de mão de obra de maior capacitação.
Além das unidades físicas, o SENAI realiza trabalho itinerante para atender necessidade especifica. O Diretor Ivanor Finato cita como exemplo São João do Oeste e Mondaí. Nestes casos o município busca indústria com necessidade de formação e que disponibiliza espaço para atividades práticas.
O SENAI é uma entidade certificadora com professores habilitados. Nas parcerias é possível unir a parte teórica com a prática. Ivanor Finato lembra que Mondaí e São João do Oeste utilizam este sistema, que também está disponível para outros municípios, incluindo Tunápolis e Iporã do Oeste. O SENAI agrega com equipamentos próprios e também dos parceiros para atender à necessidade real do dia a dia para suprir a demanda apresentada pelas indústrias.
Comentar pelo Facebook