07.07.2020 às 14:33h - atualizado em 07.07.2020 às 15:13h - Esportes

Projeto de cicloturismo percorre 15 comunidades de Riqueza

Adilson Kipper

Por: Adilson Kipper Iporã do Oeste - SC

Projeto de cicloturismo percorre 15 comunidades de Riqueza

Na última sexta-feira e sábado, dias 03 e 04 de julho, com temperaturas mínimas de 2 graus, o município de Riqueza recebeu o projeto da Natur Cicloturismo.

Trata-se de um passeio de bicicleta pelo interior da região que tem o objetivo de valorizar as comunidades com o alicerce importante que a religiosidade tem em cada história. Foram feitos registros de igrejas que fazem parte da colonização, clubes sociais, campos de futebol, escolas, além de outros marcos da história. Foram 140 Km com aproximadamente 2.000 metros de altimetria.

A colonização de Riqueza iniciou em 1930, quando a localidade recebeu os teuto-russos. Mais tarde também chegaram ao local os imigrantes italianos e os luso-brasileiros (caboclos). Essa diversidade cultural faz parte da história do município de Riqueza, cujo nome foi dado devido a abundância da mata nativa, que significava a “riqueza” para os colonizadores.

O que chamou atenção dos participantes é o grande número de comunidades, ou Linhas, que não existem mais. No passado, moradores venderam suas terras que foram usadas principalmente para o reflorestamento de eucaliptos, e para as fazendas do gado de corte.

O roteiro foi feito em dois dias.

1º dia: São Pedro, Poço Torto, Miraguaí, Anta Gorda Baixa, Anta Gorda Alta, Conceição, Cambucica, Alta Riqueza, Cidade!

2º dia: Iracema, Linha Riqueza, Jataí, Vila Nova, São Roque, Flor da Serra, Consoladora, Cidade!

O próximo município que a Natur Cicloturismo vai percorrer é Caibi. O passeio está previsto para os dias 11 e 12 de julho, mas ainda depende das questões climáticas para ser confirmado.

Os vídeos podem ser conferidos no canal do YouTube ou na página do Facebook da Natur Cicloturismo.

Foto(s): Natur Cicloturismo

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.