07.06.2022 às 10:46h - atualizado em 07.06.2022 às 10:48h - Coronavírus

Um em cada quatro municípios está em alerta máximo para Covid-19 em SC

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Um em cada quatro municípios está em alerta máximo para Covid-19 em SC
Foto Arq: Cristian Lösch/Portal Peperi

Um em cada quatro municípios catarinenses está no nível alto da Matriz de Alerta Epidemiológico da Covid-19. Ao todo, são 78 cidades nesta situação, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde divulgados nesta segunda-feira, 06. Em uma semana, houve aumento de 11,42% no número de municípios incluídos no pior índice da matriz.

Na última semana, segundo a pasta, 70 cidades estavam no nível vermelho, enquanto 110 se encontravam no nível verde e 115 em amarelo. Nesta semana, no entanto, o cenário é outro: 101 estão no baixo, 116 no médio e 78 no alto, o que representa 26,44% do território catarinense.

A região com o maior número de cidades no alto é o Extremo Sul, com 12 municípios. Já o Alto Uruguai Catarinense não tem nenhum município no nível alto da Matriz.

Para calcular a situação da doença na região, a Matriz avalia quatro critérios: taxa de contaminados por Covid a cada 100 mil habitantes, taxa de incidência de pessoas com síndrome respiratória aguda grave hospitalizadas, esquema primário e dose de reforço para pessoas com mais de 18 anos. Em cada uma é atribuída uma nota de um a três, sendo três o pior índice.

Na Matriz dessa semana, o município que teve o pior desempenho foi Água Doce, no Meio Oeste catarinense. A cidade teve três dos quatro quesitos com nota 3, tendo uma pontuação final de 2,75.

Ainda de acordo com a Matriz, aos menos 166 municípios estão com a cobertura da dose de reforço abaixo dos 60% entre os adultos com 18 anos ou mais. Apenas 10 apresentam índices acima dos 85%, considerado o melhor parâmetro da matriz: Águas Frias, Arvoredo, Barra Bonita, Brunópolis, Celso Ramos, Piratuba, Santa Helena, Santa Terezinha do Progresso, Vargem e Xavantina.

Fonte: NSC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.