07.06.2022 às 09:57h - atualizado em 07.06.2022 às 09:59h - Saúde

Segundo caso suspeito de varíola dos macacos é investigado em Santa Catarina

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Segundo caso suspeito de varíola dos macacos é investigado em Santa Catarina
Imagem: Agência Brasil

Blumenau notificou um caso suspeito de varíola dos macacos à Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina nesta segunda-feira, 06. O paciente, um homem que ainda não teve a idade revelada, foi atendido no Hospital Santa Catarina e liberado para recuperar-se em casa. Ele passa bem, de acordo com a Secretaria de Promoção da Saúde do município.

Segundo o secretário Marcelo Lanzarin, o homem havia viajado recentemente aos estados do Paraná e do Rio Grande do Sul. Ele permanece sendo monitorado pelas autoridades de saúde.

Este é o segundo caso suspeito de varíola dos macacos sob investigação em Santa Catarina. O primeiro é o de uma mulher de 27 anos, moradora de Dionísio Cerqueira.

A varíola dos macacos é uma variação da doença erradicada em 1980, mas menos transmissível e com sintomas mais leves. Ela geralmente dura de duas a quatro semanas, e os sintomas podem aparecer de cinco a 21 dias após a infecção.

Os sintomas da doença geralmente incluem febre, dores de cabeça, dores musculares, dores nas costas, calafrios, exaustão e linfonodos inchados. O último sintoma é normalmente o que ajuda os médicos a distinguir a varíola dos macacos da catapora ou da varíola, segundo a OMS.

Fonte: NSC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.