Publicidade

07.06.2018 às 14:31h - atualizado em 07.06.2018 às 17:04h - Agricultura

Agricultores tem renda extra com produtos no PAA

Ivan Guilherme

Por: Ivan Guilherme São José do Cedro - SC

Continua depois da publicidade

Agricultores tem renda extra com produtos no PAA

Continua depois da publicidade

Agricultores familiares estão melhorando a renda familiar com a venda de seus produtos para o Programa de Aquisição de Alimentos. O PAA é uma iniciativa do Governo Federal e coordenado pela COOPACEP, que mobiliza e cadastra agricultores familiares com potencial para comercialização. A cooperativa é responsável por fazer a seleção das famílias agricultoras e orienta a gestão do Programa na organização de agricultores.

O Presidente da COOPACEP, Márcio Tschidel, destaca que a seleção é realizada a cada ano e para participar os agricultores devem obter a declaração de aptidão ao Pronaf e não estar recebendo nenhum benefício público.

Ele destaca ainda que o Programa é uma garantia de espaço no mercado para aos agricultores, além de beneficiar os produtores, a iniciativa tem contribuído para melhorar a alimentação nas instituições, pois os alimentos produzidos pela agricultura familiar são comprados e doados as entidades municipais cadastradas, como por exemplo, a APAE, o Hospital e o Aprisco.

Os produtores que participam do programa fornecem hortaliças, frutas, legumes, entre outros gêneros alimentícios, os quais são entregues no CRAS, e depois repassados para as entidades beneficiadas.

Um dos agricultores participantes do programa, João Malmann, da comunidade de São Matheus, conta que participa há quase dois anos e entrega batata doce, milho verde, alface e moranga. Ele destaca que o programa é uma possibilidade de ter uma renda extra.

A produtora Marinei Nonnemacher, produz durante o ano, 33 itens como hortaliças, frutas e outros alimentos. Ela conta que produz um pouco por mês para entregar diferentes alimentos durante o ano todo, de acordo com as estações. Além disso, Marinei está investindo na plantação de brócolis e tem a Epagri como parceira para a realização do plantio direto.

No programa, aproximadamente 100 famílias são beneficiadas.

Continua depois da publicidade

Foto(s): Ivan Guilherme/Portal Peperi

Continua depois da publicidade

AL Contabilidade
Advocacia Fávero

Comentários depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.