07.05.2025 às 09:38h - atualizado em 07.05.2025 às 09:55h - São Miguel do Oeste
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de São Miguel do Oeste desta terça-feira, 6, vereadoras apresentaram diversos pedidos à Administração Municipal. Entre as proposições apresentadas, estão melhorias na iluminação pública e no trânsito.
Moção de Apelo 32/2025: Cris Zanatta (PSDB) solicita ao Executivo Municipal que tome as providências necessárias para a instalação de iluminação pública na pracinha localizada no Residencial Colina II, Bairro Estrela. A vereadora pede também a elaboração e execução de um projeto de revitalização do espaço, com a instalação de brinquedos infantis.
A vereadora justifica que “a pracinha do Residencial Colina II, no Bairro Estrela, encontra-se atualmente em situação de penumbra durante a noite, comprometendo a segurança dos moradores e impedindo o uso do espaço comunitário no período noturno. Além disso, o local não dispõe de brinquedos ou estruturas adequadas para o lazer das crianças”.
Ela enfatiza que a implantação de iluminação e a construção de um projeto que contemple brinquedos infantis atenderão à demanda legítima dos moradores, promovendo o direito ao lazer, à convivência comunitária e à segurança das famílias do bairro. O pedido é destinado ao prefeito, ao secretário de Planejamento e ao secretário de Urbanismo.
Indicação Legislativa 92/2025: Andréia Rebelato (PSD) solicita à Administração Municipal, por meio do Cotrasmo e da Secretaria de Urbanismo, que refaça a pintura, reforçando a faixa de pedestres, em dois pontos na Waldemar Rangrab e BR-163. A vereadora destaca que o reforço da pintura é essencial para garantir a segurança de pedestres e motoristas, sendo que o tráfego é intenso nesses pontos.
Segundo Andréia, “o primeiro ponto se encontra em frente à AR Pneus, na Rua Waldemar Rangrab, onde há um tráfego significativo de pedestres, especialmente em horários comerciais. A sinalização atual, devido ao desgaste, compromete a visibilidade da faixa de pedestres, colocando em risco a segurança dos transeuntes”. Ela continua: “O segundo ponto, em frente à comunidade do Bairro Santa Rita, na BR-163, é de extrema importância, pois muitas crianças atravessam a via ao sair da escola. A falta de uma sinalização visível e bem definida aumenta o risco de acidentes, principalmente no horário de pico, quando o fluxo de veículos e pedestres é mais intenso”. A indicação é destinada ao presidente do Cotrasmo e ao secretário de Urbanismo.
Indicação Legislativa 96/2025: De March (PL) solicita à Administração Municipal que viabilize a pavimentação asfáltica da estrada municipal localizada perpendicularmente e paralelamente ao trecho da BR-163, do KM 71+600 ao KM 71+750, na Linha Três Curvas, nas proximidades dos estabelecimentos empresariais ali localizados.
“A pavimentação asfáltica no referido trecho visa valorizar e incentivar as diversas empresas ali instaladas, que diariamente contribuem de forma significativa para a geração de emprego, renda e desenvolvimento econômico de São Miguel do Oeste. O trecho em questão é intensamente utilizado por caminhões pesados que realizam o transporte de insumos e mercadorias, tanto para abastecimento quanto para o escoamento da produção dessas empresas. O elevado tráfego de veículos pesados provoca desgaste frequente da via, gerando necessidade constante de manutenção. Diante disso, a pavimentação asfáltica representa uma solução mais duradoura, econômica e eficaz”, justifica a vereadora.
Ainda, De March ressalta que a medida beneficia os empreendimentos locais e os cidadãos que utilizam o acesso. O pedido é destinado ao prefeito e ao secretário de Planejamento.
Indicação Legislativa 97/2025: Marli da Rosa (PL) solicita ao Executivo Municipal que reinstale as lâmpadas de LED do segundo braço dos postes duplos na Rua Waldemar Rangrab. A vereadora destaca que "a Rua Waldemar Rangrab é uma das principais vias de acesso a São Miguel do Oeste, com diversas empresas e indústrias de grande porte instaladas no local. Nessa via, há aproximadamente cinco anos, foram instalados postes com braços duplos e lâmpadas LED em toda sua extensão. A iniciativa proporcionou uma iluminação esplêndida, valorizando e embelezando ainda mais a nossa cidade”. Ela destaca que em algum momento, e sem explicação, foram retiradas lâmpadas que estavam direcionadas para o passeio, ficando apenas as lâmpadas direcionadas para o asfalto.
“A reposição garantirá que a via volte a ter sua iluminação completa, reforçando ainda mais a sua segurança, beleza e funcionalidade”, afirma. Marli solicita que as lâmpadas retiradas pelo secretário anterior sejam reinstaladas, uma vez que essas luminárias foram licitadas e adquiridas especificamente para a Rua Waldemar Rangrab. O pedido é destinado ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.
Indicação Legislativa 98/2025: Sisse Abdalla Velozo (PSD) e Silvia Kuhn (MDB) solicitam à Administração Municipal que, junto ao Conselho de Trânsito de São Miguel do Oeste (Cotrasmo), realizem um estudo técnico sobre a viabilidade de medidas para melhorar a trafegabilidade, segurança e estacionamento de veículos no retângulo compreendido entre as ruas Chuí, 1º de Janeiro, Marquês do Herval e Gerson Becker.
"As ruas são estreitas e possuem grande movimento, que interligam uma área com fluxo intenso de veículos, principalmente, em razão da concentração de serviços de saúde, como o Hospital São Miguel, Unimed, farmácia, clínicas, consultórios e demais empresas, com uma área de predominância residencial. Moradores sentem-se inseguros em relação ao trânsito no local, além de enfrentarem dificuldades com o estacionamento de seus veículos. Entretanto, em conversas com as pessoas afetadas, observou-se que não há um consenso sobre soluções para a situação”, apontam as vereadoras.
“Em alguns pontos, já é proibido o estacionamento em um ou até nos dois lados da via, contudo, os problemas persistem. Alguns moradores e empresários que possuem estabelecimentos na área em questão sugerem que seja estudada a adoção de mão única de direção em trechos de algumas dessas ruas”, acrescentam, para finalizar: “Entretanto, faz-se necessário um estudo aprofundado de todo o trânsito do local, a fim de que as soluções adotadas levem em consideração a trafegabilidade como um todo, sem que sejam criadas novas dificuldades”. O pedido é destinado ao prefeito e ao secretário de Urbanismo.
Fonte: Ascom
Comentar pelo Facebook