07.05.2025 às 10:15h - atualizado em 07.05.2025 às 10:54h - Geral
A Defesa Civil de Iporã do Oeste está organizando uma ação inédita voltada à preparação da população para situações de emergência. Trata-se de um simulado de desastre natural, com foco em tornados, envolvendo a comunidade local e diversas forças de segurança. A ação será realizada no dia 18 de maio, no período das 09h e 10h da manhã.
A iniciativa segue uma determinação da Defesa Civil estadual, que coordenará a realização simultânea de atividades semelhantes em todos os municípios de Santa Catarina.
Segundo o coordenador da Defesa Civil em Iporã do Oeste, Oldair Schmitz, a escolha pelo tornado como evento simulado se deu devido à localização do Oeste catarinense, considerada a segunda região do mundo com maior probabilidade de ocorrência desse tipo de fenômeno.
Schmitz destaca que Iporã do oeste por apresentar características de relevo, não sofre com enchentes, porém a ocorrência de um tornado, poderia afetar severamente alguns bairros do município.
Oldair destaca que a simulação será realizada com a participação de todas as forças de segurança locais, como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, além de outras entidades da sociedade civil, como a Associação Comercial e os escoteiros e as secretarias municipais.
Schmitz explicou que a estrutura do evento vai simular os efeitos de um tornado de grandes proporções, incluindo o deslocamento de famílias desalojadas, o uso de maquinário para desbloqueio de vias e a criação de pontos de acolhimento.
Um dos locais pré-definidos para centralizar as ações é o Ginásio Municipal Poliesportivo, por ser um espaço amplo, com cozinha e banheiros, adequado para receber um grande número de pessoas em situação de emergência.
A Assistência Social e o CRAS também terão papel fundamental, especialmente no atendimento às famílias desabrigadas, pensando na logística completa para garantir condições de sobrevivência, como alimentação, abrigo e saneamento.
Durante o simulado, serão testados os protocolos de comunicação de emergência, considerando cenários onde não há energia elétrica ou sinal de telefone. Equipamentos de rádio do Corpo de Bombeiros, que funcionam independentemente de torres e eletricidade, serão demonstrados como alternativas viáveis nesses contextos.
O coordenador da Defesa Civil em Iporã do Oeste, Oldair Schmitz reforçou a importância da preparação comunitária para desastres e apresentou exemplos de países como o Japão, onde treinamentos regulares salvaram milhares de vidas em situações extremas.
Oldair Schmitz estende um convite à toda a população para que participem do evento, para que entendam as maneiras corretas de agir, caso ocorram possíveis desastres naturais em nosso município e região.
Comentar pelo Facebook