07.05.2021 às 18:56h - Turismo
Foi inaugurado na tarde desta sexta-feira, 07, o Centro Histórico Germânico de Itapiranga. Empreendimento está localizado a pouco mais de mil metros da SC 163, em linha Cordilheira, interior de Itapiranga.
O Ministério da Cultura reconheceu o Centro Histórico Germânico de Itapiranga, como entidade cultural. O proprietário do local, Inácio Oswald, ex-vice-prefeito de Itapiranga, é filho de imigrante da Alemanha e decidiu investir recursos próprios devido a falta de verbas públicas para o turismo. Para ele, é a realização de um sonho que iniciou há mais de 30 anos para valorizar a história dos colonizadores que enfrentaram grandes dificuldades, a partir de 1926.
O Centro Histórico também pode receber recursos do Ministério da Cultura. De acordo com o proprietário, o complexo tem seis hectares, divididos em dez temáticas contando a história da colonização alemã. Entre elas, estão algumas das primeiras casas, primeiro hotel, primeira capela escola, moinho, secador de fumo, história da suinocultura entre outros. O local também terá restaurante e espaços para vendas de lembranças.
Inácio Oswald informa que a partir deste sábado, 08, o Centro Histórico estará aberto aos visitantes com 30 locais que demandam um dia inteiro para percorrer e conferir um pouco da história. O proprietário observa que devido as restrições devido a pandemia, o número de visitantes simultâneos será de 700 pessoas, seguindo rigorosamente todos os protocolos de segurança. Será obrigatório fazer uso de máscara, álcool 70% e manter o distanciamento social.
Contando com várias unidades temáticas, que fazem referência as experiências vividas na antiga Porto Novo, o ambiente proporciona várias faces de entretenimento: história, cultura, educação, gastronomia e lazer.
O Centro Histórico está aberto de terça-feira a domingo.
ATRAÇÕES
-Trilha dos animais com mata nativa com animais silvestres, em tamanho real, existentes na região, na época de colonização;
-Arapuca Gigante (estima-se ser a maior do país em bambu);
- Trilha do conhecer (identificadas mais de 50 espécies de árvores nativas dentro das normas legais);
- Réplica da primeira Escola/Capela – Schulkappelle;
- Exposição de ferramentas (usadas para abrir matas e construir casas, galpões e meios de locomoção);
- Hotel Histórico (Primeiro Hotel de Itapiranga);
- Casa do Imigrante (casa original, onde foram tomadas decisões importantes para a vinda dos imigrantes);
- Lanchonete e restaurante: Café colonial, tradicional joelho de porco, spritzwurst e lanches variados.
Foto(s): Airton Kaefer/Rede Peperi
Comentar pelo Facebook