07.05.2018 às 17:08h - atualizado em 07.05.2018 às 19:35h - Meio Ambiente

Mês de abril regista menor índice de chuva em 40 anos

Diógenes Di Domenico

Por: Diógenes Di Domenico Itapiranga - SC

Mês de abril regista menor índice de chuva em 40 anos
Arquivos são registrados há 80 anos

Excesso de calor não é normal para esta época do ano. A observação é do homem do tempo, o agricultor Wolfgang Lengert, residente na comunidade de Presidente Becker. A família reúne dados diários sobre temperatura e volume de chuva há mais de 80 anos. Lengert explica que o histórico mostra claramente que todo mês de abril e início de maio registram calor próximo ao constatado no período do verão com média de 32.4 graus, temperatura considerada fora do comum ao longo das últimas décadas.

A falta de chuva também não é normal. Em abril foram apenas 10 milímetros de chuva, volume comparável apenas ao ano de 1978, quando ocorreu uma grande seca na região. Segundo Lengert, o mês de abril tem média 165 milímetros de chuva. Dados históricos apontam anormalidade nas condições climáticas neste período do ano. O Homem do tempo de Itapiranga demonstra preocupação com o valor elevado e a falta de chuva.

Lengert diz que altas temperaturas e pouca chuva ocorre em abril e maio, no entanto jamais constatou situação igual a deste ano nas últimas oito décadas. Cita que o mês de abril inclusive possui característica de chuvas torrenciais e bastante oscilação de temperatura incluindo registro de geada. O Homem do tempo diz que é difícil projetar os próximos meses com base nos dados registrados e cita como exemplo o ano de 1978 que teve um período prolongado com pouca chuva.

Fonte: Delmar Cláudio e Diógenes Di Domenico/ Portal Peperi

Foto(s): Arquivo

Comentar pelo Facebook

Advocacia Fávero
AL Contabilidade
Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.