07.04.2020 às 21:05h - Coronavírus

Empresa doa respirador para Unidade de Saúde de Palma Sola

Kelly Figueiró

Por: Kelly Figueiró São José do Cedro - SC

Empresa doa respirador para Unidade de Saúde de Palma Sola
ilustração

Na última semana, em meio a tantas informações tristes devido a pandemia da COVID-19, a Administração Municipal de Palma Sola recebeu uma excelente notícia: A doação de um respirador para a Unidade Básica de Saúde- UBS. A boa ação foi feita pela empresa Palmasola/SA. O respirador é um dos aparelhos mais mencionados quando o assunto é o novo coronavírus, ele ajuda os pulmões a inspirar e expirar quando a pessoa não tem a capacidade de operar seu sistema respiratório normalmente.

De acordo com a secretária de Administração Izabel Vissotto, a empresa estará realizando a doação através de um Termo de Cessão de Uso, ou seja, esse equipamento ficará à disposição no Posto de Saúde até que seja necessário devido a COVID-19. Após esse período, o mesmo será devolvido à empresa que estará dando o destino que julgar necessário.

Hoje no Brasil 60% dos municípios não contam com nenhum respirador. Nesse sentido, Palma Sola está muito à frente, agora terá dois. Um dos equipamentos está instalado junto a uma das ambulâncias e esse segundo, fruto da doação, estará sendo alocado na Unidade de Saúde. “Os respiradores são encontrados nas UTIs, e nós estaremos contando com ele na Unidade Básica de Saúde. Isso significa uma chance a mais de vida em caso de contaminação pelo vírus e agravamento dos sintomas, se não tivéssemos essas máquinas e um quadro de saúde evoluísse e não tivéssemos um leito disponível, infelizmente essa pessoa teria uma chance a menos de sobreviver”, explica.

Izabel conta que para receber o equipamento, a administração estará realizando uma reforma dentro do posto para melhorar o fluxo. Estará sendo isolada a parte de baixo, onde fica o ambulatório, e lá será feito a base desse atendimento. Também estará sendo aumentado o número de leitos, caso haja a necessidade de isolar algum paciente. “Pensando também em toda a questão sanitária, já realizamos a compra de um número bem expressivo de Equipamentos de Proteção Individual-EPIs, para garantir a saúde dos nossos profissionais”, salienta.

O respirador não foi destinado para o hospital devido a um acordo entre o município e o próprio hospital, a ideia é blindá-lo, já que lá tem crianças nascendo, pessoas fazendo cirurgia, e outras doenças.

Palma Sola é o único município dentro da Ameosc a ter dois respiradores em uma Unidade Básica de Saúde. “Tudo que estiver ao alcance da administração para garantir a vida do palmassolense, será feito”, enfatiza a secretária. O respirador deve chegar no município nos próximos dias, a previsão é de que em 10 dias.

Fonte: Ascom

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.