Polícia

07.04.2018 às 22:45h - atualizado em 07.04.2018 às 22:46h - Polícia

Preso, Lula chega à PF para cumprir pena por corrupção e lavagem de dinheiro

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

Preso, Lula chega à PF para cumprir pena por corrupção e lavagem de dinheiro
Suamy Beydoun/Agif/Estadão Conteúdo

Continua depois da publicidade

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi preso. Por volta de 18h40 deste sábado, 07, ele deixou a sede do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, em São Bernardo do Campo, a pé. Atravessou uma viela e entrou em um carro da PF que o esperava perto dali.

Lula tentou deixar o sindicato para se entregar por volta de 17h deste sábado, 07, mas militantes cercaram o portão e impediram a saída do carro. O presidente desceu do carro e voltou para dentro do prédio do sindicato.

Em seguida, a PF deu um ultimato de meia hora para que ele se apresentasse. Dirigentes conversaram com a militância e explicaram a situação. Por volta das 22h35 deste sábado, 07, ele chegou a PF de Curitiba onde começou a cumprir a pena.

O petista nasceu em Garanhuns, agreste pernambucano, em 1945. Migrou para São Paulo aos 7 anos, liderou o movimento sindical contra a ditadura no ABC paulista no final dos anos 1970 e fundou o Partido dos Trabalhadores em 1980, galvanizando a esquerda brasileira nas quatro décadas seguintes.

Elegeu-se presidente em 2002, na sua quarta candidatura, e reelegeu-se em 2006. Sob seu governo, o país acelerou o crescimento da renda e reduziu a pobreza e a desigualdade, acompanhando o que ocorria em outras nações emergentes.

Recordista de popularidade, ao deixar o cargo elegeu uma novata, Dilma Rousseff, como sucessora. Reeleita em 2014, ela sofreu impeachment em 2016.

Dois dos maiores escândalos de corrupção já registrados, o mensalão e o petrolão -revelado pela Operação Lava Jato-, arrebataram o governo durante o ciclo petista, bem como a mais profunda e extensa recessão em 34 anos.

Lula foi condenado por Moro no caso do tríplex de Guarujá em julho de 2017. Em janeiro, os juízes do TRF-4 confirmaram a condenação e votaram por aumentar a pena do petista para 12 anos e um mês de prisão.

A Polícia Federal divulga nota sobre a prisão de Lula

NOTA:

Senhores, boa noite. Informamos que por volta das 19h50, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi trazido por uma equipe de policiais federais à sede da Polícia Federal em São Paulo, onde deu ciência no mandado de prisão expedido em seu desfavor. Na sequência, ele foi submetido a exame de corpo de delito no Setor de Atendimento Médico desta Superintendência Regional, tendo sido atendido por médicos do Instituto Médico Legal de São Paulo.

Após estas formalidades, ele foi levado de helicóptero para o Aeroporto de Congonhas, de onde partiu, em outra aeronave, para a cidade de Curitiba/PR, a fim de que seja custodiado na sede da Polícia Federal naquele estado. Ele estava acompanhado de dois advogados.

Fonte: Folha de São Paulo

Continua depois da publicidade

Nedel Celulares.
Advocacia Fávero
AL Contabilidade

Mais notícias

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.