07.03.2025 às 09:34h - atualizado em 07.03.2025 às 09:38h - Bombeiros
O Corpo de Bombeiros de Iporã do Oeste completou no último domingo, 02, 18 anos de atividades no município. Para marcar a data, foi realizada uma confraternização entre os militares, bombeiros civis profissionais e bombeiros comunitários que atuam na unidade.
Conforme o comandante do quartel, sargento Bertilo Bourscheidt, que já possui 21 anos de atuação na corporação, a evolução da infraestrutura ao longo dos anos é nítida, tendo em vista que desde a sua inauguração, a unidade contou com melhores condições em comparação a outros quartéis ativados anteriormente.
Inicialmente instalada em um prédio que abrigava a garagem da prefeitura, a estrutura passou por três ampliações e recebeu investimentos em equipamentos, viaturas e melhorias como a pavimentação do pátio e a instalação de portões de acesso.
Bourscheidt destacou a importância da colaboração da comunidade para o desenvolvimento do quartel, por meio de doações feitas via fatura de energia elétrica e da contribuição de empresas e indústrias que pagam a taxa de vistoria anualmente. Os recursos arrecadados são utilizados para manter e aprimorar a estrutura do Corpo de Bombeiros, garantindo melhor atendimento à população.
O comandante explicou que a unidade opera em regime de plantão 24 horas, sem interrupções em feriados ou fins de semana. Além dos bombeiros de plantão, há um efetivo administrativo que inclui profissionais responsáveis por atividades técnicas, como segurança contra incêndios e análise de projetos, realizadas em parceria com outras unidades da região.
Atualmente, o efetivo conta com dez militares, além de quatro servidores civis, sendo três contratados pelo município de Iporã do Oeste e um por Tunápolis. Há ainda um convênio financeiro com o município de Santa Helena para garantir melhores condições operacionais.
Além da equipe fixa, o quartel dos bombeiros de Iporã do Oeste conta com o apoio de 32 bombeiros comunitários ativos.
O comandante da corporação, sargento Bertilo Bourscheidt enfatizou a importância desse grupo, formado por voluntários que passam por cursos e treinamentos para auxiliar no atendimento de ocorrências. Segundo ele, a dedicação desses profissionais é essencial para a eficiência dos serviços prestados.
No que diz respeito à estrutura e equipamentos, o comandante informou que o quartel de Iporã do Oeste dispõe de um Auto-Socorro de Urgência (ASU) com cinco anos de uso, que poderá ser substituído em breve dentro do programa estadual de renovação de viaturas.
A unidade também conta com um caminhão de combate a incêndios, uma caminhonete 4x4 equipada com kit para incêndios florestais e um veículo administrativo.
Bourscheidt destacou que a renovação constante dos equipamentos é essencial para garantir um atendimento rápido e eficiente à comunidade.
Comentar pelo Facebook