07.03.2020 às 08:59h - atualizado em 07.03.2020 às 09:05h - Educação
Conforme o secretário de formação do SINTE, Aldoir Kraemer, nesta quarta-feira iniciaram as visitas as escolas da região, inclusive Iporã do Oeste, para tratar sobre a campanha salarial do magistério. Em entrevista a Rádio Oeste nesta semana o secretário falou sobre as reivindicações do sindicato, acompanhado da professora Itamara Bagatini, também integrante do SINTE.
O secretário afirma que a categoria está enfrentando o mesmo problema já enfrentado em governos anteriores, em que o governador não tem aplicado a lei do piso nacional do magistério, que prevê o vencimento inicial das carreiras da educação básica.
Kraemer ressalta que no ano passado o reajuste foi de 4,54%, este ano o reajuste solicitado é de 12,84%, e somando os dois anos o reajuste reivindicado é de 17,84%. Ele afirma que ao invés de aplicar o que define a lei, de conceder o vencimento inicial e a partir disso a tabela salarial ficar estipulada, o governo tem complementado a folha de pagamento de quem recebe a menos do valor mínimo do piso nacional.
Com essa medida do governo, Aldoir Kraemer explica que o professor habilitado acaba recebendo o mesmo valor do professor não habilitado. Ele lamenta que isso representa a desvalorização de toda a formação que o professor teve durante os anos, pois o salário acaba sendo o mesmo de quem está ingressando na carreira.
O secretário de formação do SINTE ressalta que em assembleia no mês de fevereiro a categoria apresentou ao governo a sua proposta, de um reajuste de 17,84%, mas o reajuste oferecido foi de apenas 3,17%, parcelado em duas vezes. Foi dado prazo até dia 18 de março, quando ocorre a assembleia estadual, para o governo apresentar uma nova proposta de reajuste, caso contrário, a categoria fará greve.
Outra reivindicação da categoria, conforme Kraemer, é a reforma da previdência para o regime próprio dos servidores estaduais, já que não foi concluída a reforma da previdência federal.
Foto(s): Joana Reichert/Portal Peperi
Comentar pelo Facebook