Publicidade

07.03.2018 às 22:12h - atualizado em 08.03.2018 às 13:35h - Geral

Defesa Civil implanta o Grupo de Ações Coordenadas em São Miguel do Oeste

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Continua depois da publicidade

Defesa Civil implanta o Grupo de Ações Coordenadas em São Miguel do Oeste
Gisele Vizzotto - Assessoria de Comunicação

Continua depois da publicidade

O Colegiado Regional de Governo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de São Miguel do Oeste esteve reunido nesta quarta-feira, 07, para a reunião mensal. Em pauta, a implantação do Grupo de Ações Coordenadas (Grac) que tem o objetivo de reunir órgãos e empresas estaduais para dar uma resposta mais rápida à população em situações de crise. O encontro foi realizado no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) de São Miguel do Oeste.

O secretário-adjunto da Defesa Civil do Estado, Fabiano de Souza coordenou a reunião e apresentou aos membros do Colegiado a estrutura da Secretaria que poderá ser utilizada por todas as regiões de Santa Catarina. “A integração com o Centro de Florianópolis será de grande importância, principalmente quando alguma cidade estiver passando por uma emergência”, explica.

Segundo ele, o Cigerd estadual concentra os setores de Meteorologia, Hidrologia, Geologia, Cartografia, Mapeamento de Áreas de Risco, Planos de Contingência e Ações Emergenciais, Gestão Integrada de Crise e Resposta a Desastres. “Toda essa estrutura e equipes estarão integradas com os Centros Regionais, trabalhando em conjunto”, afirma. A estrutura ainda não foi inaugurada, mas já gera serviços como o de emissão de alertas meteorológicos e demais funções operacionais da Defesa Civil.

De Souza enaltece que o Grac em São Miguel do Oeste vai possibilitar um planejamento dos órgãos competentes. A Defesa Civil prevê a criação de protocolos em cada região, que será elaborado em parceria com o Colegiado e Agências de Desenvolvimento Regional. “Nas próximas semanas, serão encaminhados materiais para que o Grupo adapte o protocolo à realidade da região. Os membros do Grac também poderão convidar outros órgãos e entidades que considerem importantes”, disse.

O secretário executivo da ADR de São Miguel do Oeste, Volmir Giumbelli, afirmou ser mais uma ação de planejamento para a região. “O caminho é a prevenção e estar preparado para as situações que não desejamos, mas que podemos vivenciar, é uma forma de garantir a segurança das pessoas”, finalizou.

Fonte: Gisele Vizzotto - Assessoria de Comunicação

Continua depois da publicidade

Foto(s): Gisele Vizzotto - Assessoria de Comunicação

Continua depois da publicidade

Nedel Celulares.
AL Contabilidade
Advocacia Fávero

Comentários depois da publicidade

Comentários depois da publicidade

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.