07.02.2025 às 16:04h - atualizado em 07.02.2025 às 16:05h - Animais

Secretaria da Aquicultura e Pesca busca maneiras de fortalecer atividade no Extremo Oeste

Ricardo do Nascimento

Por: Ricardo do Nascimento Itapiranga - SC

Secretaria da Aquicultura e Pesca busca maneiras de fortalecer atividade no Extremo Oeste

A atividade é muito forte no Litoral do Estado. Santa Catarina é um dos maiores produtores de peixes do país. Dono da capital nacional da pesca, Itajaí, o estado de Santa Catarina conta com 25 por cento de todas as empresas pesqueiras do Brasil. A pescaria movimenta bilhões reais no estado, que busca formas de expandir ainda mais a atividade.

Conforme o Secretário de Aquicultura e Pesca do Estado de Santa Catarina, Tiago Bolan Frigo, é preciso explorar as potencialidades de outras regiões na atividade. Ele menciona que esteve em reunião com o Prefeito de Itapiranga, Alexandre Ribas.

Conforme Tiago Bolan Frigo, Itapiranga possui produção significativa da espécie de peixe Dourado. O encontro foi pautado em maneiras de fortalecer a atividade no município e expandir para as cidades vizinhas. Bolan Frigo destaca ainda que ocorrem discussões de programas de auxílio para os pescadores. O objetivo é de proporcionar descontos na compra de combustível e equipamentos, utilizando juro zero para os aquicultores.

Segundo Bolan Frigo, o estado também deve investir em torno de R$ 70 milhões em descontos de impostos. Segundo Tiago Bolan Frigo, o programa do governo federal, que auxilia pescadores durante o período da Piracema, deve ser revisto. Ele cita que foram diversos problemas com falsos pescadores, que usam carteirinha para receber o valor.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.