07.01.2025 às 16:05h - São Miguel do Oeste

Casos de virose aumentam após festas de fim de ano em SMO

Ricardo Orso

Por: Ricardo Orso São Miguel do Oeste - SC

Casos de virose aumentam após festas de fim de ano em SMO
Foto: arquivo/ Portal Peperi

Na primeira semana do ano, a UPA 24 horas registrou um crescimento expressivo nos atendimentos por virose. A gestora da unidade, Cláudia Maldaner, relatou que muitos pacientes retornam do litoral com sintomas como vômito, diarreia e desidratação.

Segundo ela, o quadro costuma durar de dois a quatro dias e, frequentemente, afeta mais de uma pessoa da mesma família. Cláudia orientou que a população deve procurar atendimento médico ao surgirem os primeiros sintomas, evitando a automedicação.

Por outro lado, nos postos municipais de saúde, os casos de virose mantiveram-se dentro da média histórica, cerca de 50 atendimentos mensais, conforme informou a secretária de saúde, Camila Bernardi. Segundo ela, a principal causa das viroses atendidas nos postos está relacionada à alimentação inadequada e ao consumo de água sem tratamento adequado. Camila reforçou que, com o calor intenso, os cuidados com a conservação dos alimentos e a qualidade da água devem ser redobrados.

O médico clínico geral Antônio Duarte explicou que, durante o verão, é comum o aumento de doenças virais devido ao consumo de alimentos e bebidas contaminados. Antônio reforçou que, ao menor sinal de sintomas como vômito e diarreia, é importante procurar assistência médica para evitar quadros graves de desidratação.

Cuidados básicos para evitar a infecção:

- Lavar bem as mãos antes das refeições e após usar o banheiro;

- Higienizar frutas, legumes e verduras corretamente;

- Evitar consumir alimentos de origem duvidosa.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.