07.01.2024 às 14:50h - Saúde
A família do pastor Evandro José Matteussi confirmou a morte cerebral do homem nesta sexta-feira, 05. Ele tinha 42 anos e estava internado no Hospital Regional Alto Vale após ter sido picado por uma cobra na cidade de Agrolândia.
De acordo com a família, Evandro foi surpreendido por uma jararaca nos últimos dias de 2023, em uma região de mata, perto da casa onde morava. Ele chegou a ir para o hospital em Agrolândia, mas o quadro se agravou por causa de uma hemorragia no cérebro provocada pelo veneno do réptil.
As informações são de que Evandro foi picado pela cobra, se desvencilhou do animal, foi até em casa e estava aparentemente bem. Logo depois foi levado ao hospital e, na unidade de saúde, recebeu atendimento médico e soro.
O pastor, porém, sofreu uma convulsão e foi transferido para o Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, para fazer uma tomografia. No exame, foi constatado o dano cerebral, com indicação de cirurgia para retirada.
Mesmo com o procedimento, a equipe médica percebeu que o sangue já não circulava mais no cérebro, com um caso raro de dano após uma picada de cobra.
Velório do pastor será em Braço do Trombudo
Pastor da Igreja Pentecostal Deus é Amor de Braço do Trombudo, Evandro deve ser velado na Associação da REX em Braço do Trombudo.
Até o início da tarde, a família ainda não havia divulgado os detalhes sobre as últimas homenagens.
Picada de cobra pode causar hemorragia
De acordo com a pesquisadora Maisa Splendore Della Casa, do Instituto Butantan, as principais toxinas hemorrágicas do veneno de cobras peçonhentas como jararacas são as metaloproteinases.
Esta toxina pode causar extensa hemorragia no local da picada. Elas estão presentes nos venenos que são inoculados por meio de dentes (presas) que ficam na parte da frente do aparelho bucal da serpente.
Ainda de acordo com o instituto, a gravidade do acidente ofídico depende da quantidade de veneno inoculado e do tempo entre a picada e a aplicação do soro. As complicações aumentam em pacientes que demoram mais de 6 horas para receber o tratamento e, em alguns casos, o envenenamento pode ser fatal.
Fonte: ND+
Comentar pelo Facebook