07.01.2024 às 21:36h - atualizado em 07.01.2024 às 21:55h - Saúde
Dois casos importados de dengue foram registrados no município na semana passada
A Secretaria de Saúde de Iporã do Oeste realizou no fim da tarde de quinta-feira, 04, uma aplicação de inseticida de ultra baixo volume (UBV) contra o mosquito Aedes Aegypti em algumas ruas da cidade. A medida foi tomada após a confirmação de dois casos importados de dengue. Conforme o enfermeiro e coordenador do Centro Municipal de Saúde, Paulo Massing, os pacientes diagnosticados com a doença viajaram para uma cidade no Rio Grande do Sul, onde há casos confirmados de dengue.
Ele destacou que apesar dos casos serem importados, os pacientes infectados estão em casa e com isso, podem ser picados pelo mosquito Aedes Aegypti, iniciando um ciclo de transmissão da doença para outras pessoas em Iporã do Oeste. O inseticida foi aplicado nas ruas próximas do local onde residem os pacientes, nas imediações da Câmara de Vereadores e da Associação Comercial e Industrial.
A medida visa prevenir o ressurgimento da doença, já que em 2022, o município enfrentou uma epidemia de dengue com mais de mil casos confirmados e ainda é considerado infestado pelo Aedes Aegypti. Além da dengue, também existe preocupação com a Chikungunya e por isso, a aplicação de inseticida é importante quando algum caso das doenças é confirmado.
Comentar pelo Facebook