07.01.2021 às 14:07h - atualizado em 07.01.2021 às 15:36h - Chuvas

'Shelf cloud' chama atenção em cidades de SC; entenda como se forma esse tipo de nuvem

Cristian Lösch

Por: Cristian Lösch São Miguel do Oeste - SC

Imagens registradas no fim da tarde de quarta-feira, 06, por moradores de Mafra, no Norte catarinense, e de Florianópolis, mostram uma extensa faixa de um tipo de fenômeno chamado de nuvem prateleira ou "shelf cloud".

Segundo o técnico em meteorologia Douglas Marcio, a nuvem geralmente se forma antes de uma tempestade, quando um ar frio desce de dentro da nuvem e segue em direção ao solo.

"É a partir daí que o ar frio desce da nuvem pro chão e se espalha na superfície, em alta velocidade, dando origem aos ventos mais intensos", explica.

De acordo com o meteorologista Marcelo Martins, da Epagri/Ciram, esse tipo de nuvem pode provocar forte ventania e forte chuva.

"A nuvem cumulonimbus, com a particularidade de ser 'shelf cloud'', foi registrada ontem diversas vezes no estado", explica.

O fenômeno chamou a atenção e foram feitas fotos e vídeos pela Polícia Militar de Mafra e também por um morador de Florianópolis, no bairro Capoeiras.

O que é e como se forma uma nuvem prateleira?

O fenômeno, na maioria dos casos, antecede uma tempestade. Esse tipo de nuvem é geralmente curvo ou semicircular e possui várias "camadas" na direção horizontal, que são formadas quando uma camada de ar mais quente se sobressai sobre uma camada de ar mais frio.

"A tempestade pode ser de dois tipos, unicelular que é uma única nuvem que se desenvolve e tem seus estágios de formação ou multicelular, que são aquelas linhas de nuvens que até enxergamos no horizonte em dias de verão. Nesse caso específico [registrado em Mafra e Florianópolis], quando a tempestade unicelular se desenvolve e cresce a um tamanho suficientemente grande, chamamos ela de tempestade supercelular ou supercélula, que tem alto poder destrutivo associado com chuvas e vento intenso, inclusive até granizo", afirma o professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Mário Francisco Leal de Quadro.

O professor explica que esses sistemas são típicos de verão. "Basicamente a condição principal para a formação delas é calor e umidade, que é o que temos bastante no verão. Então essa alimentação de calor e umidade durante o dia faz com que a nuvem se desenvolva e forme esses dois tipos e no caso específico desta supercélula é uma tempestade única que pode durar até quatro horas em casos mais extremos", explicou.

Fonte: G1 SC

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.