06.12.2024 às 11:27h - atualizado em 06.12.2024 às 14:57h - Saúde
A Secretaria de Saúde do município de Descanso vai realizar neste sábado, 07, uma testagem gratuita para diagnóstico de HIV, sífilis e hepatites B e C. A ação é alusiva ao Dia Mundial de Combate à AIDS, celebrado em 1º de dezembro.
Conforme a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Débora Weschenfelder Magrini, a testagem será realizada das 7h30 às 11h15, em dois locais distintos. Os pacientes da Estratégia Saúde da Família (ESF) 1 e 2 poderão realizar os exames no Centro de Saúde do Centro, enquanto os moradores da ESF 3 serão atendidos na Unidade de Saúde de Itajubá.
A enfermeira lembra que os testes são rápidos, com resultado disponível em até 15 minutos e estão disponíveis para todas as pessoas acima de 18 anos que tiverem interesse.
Débora informou que o município de Descanso apresenta uma alta incidência de hepatite B, com mais de 220 casos registrados anualmente. Ela frisa que a hepatite B é uma das mais prevalentes em nossa região e todos os anos são realizados exames de carga viral para monitorar a evolução dos pacientes.
A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Débora Weschenfelder Magrini, detalhou que a transmissão da hepatite B ocorre por meio do compartilhamento de agulhas, seringas, materiais de manicure e pedicure, lâminas de barbear, além de procedimentos odontológicos, cirurgias e tatuagens que são realizadas sem seguir as normas de biossegurança.
Ela enfatiza que a transmissão sexual desprotegida também é uma via predominante de contágio. Além da hepatite B, o município de Descanso também possui registro de casos de HIV, sífilis e hepatites C.
Débora salienta que a testagem é uma das principais ferramentas de prevenção, especialmente para aqueles que apresentam comportamentos de risco.
A enfermeira reforçou a importância da realização de exames regulares e do acesso à informação sobre as formas de prevenção.
Para as gestantes que são portadoras da hepatite B, é essencial que a vacina e a imunoglobulina específica sejam administradas imediatamente após o parto para reduzir o risco de transmissão para o bebê.
Além disso, Débora Weschenfelder Magrini destacou a importância do pré-natal para identificar e monitorar a hepatite B em gestantes, de modo a garantir o melhor acompanhamento possível.
Comentar pelo Facebook