06.11.2021 às 06:49h - Saúde

Secretário não vê necessidade de projeto que obriga vacinação contra Covid-19

João Bresolin

Por: João Bresolin São Miguel do Oeste - SC

Secretário não vê necessidade de projeto que obriga vacinação contra Covid-19
Arq. Portal Peperi

A Câmara de Vereadores de Paraíso aprovou há cerca de 15 dias um projeto de lei que visa tornar obrigatória a vacinação contra a Covid-19 no município. A matéria é de autoria do vereador Renato Berticelli do PSD e foi aprovada por três votos favoráveis e cinco abstenções.

O secretário de Saúde, Valdecir Menegais conversou com a reportagem da Peperi e destacou que a população tem se preocupado com a vacinação, sendo registrado uma procura intensa pela mesma. Conforme ele, o cronograma vem sendo realizado da forma esperada pelo setor e conta com um forte trabalho das agentes comunitárias de Saúde.

Ele lembrou que no primeiro momento, apenas alguns moradores de Paraíso se recusaram a tomar a vacina contra a Covid-19, porém, logo após, procuraram a unidade de saúde e tomaram o imunizante. Valdecir Menegais classificou que o município já está com mais de 100% de cobertura vacinal, visto que as primeiras doses já foram realizadas e as segundas doses estão ocorrendo, além das doses de reforço.

Ele reforçou que o receio que havia nos moradores em relação à vacinação foi praticamente extinta no município. Na visão do secretário de Saúde de Paraíso, o projeto que obriga a vacinação contra Covid-19 não é necessário. Valdecir Menegais pontuou que o tema não é alarmante no município e por isso acredita que o mesmo não precisava ser aprovado.

O projeto que obriga a vacinação contra Covid-19 em Paraíso já está no gabinete da prefeita Marlene Giacomini. Ela disse que juntamente com a equipe jurídica da prefeitura realizou a análise da matéria, porém, ainda não tem uma opinião formada se vai aprovar ou vai vetar o documento.

Ela comentou que o tema é polêmico e por isso existem dois entendimentos sobre o assunto. Marlene Giacomini salientou que a decisão deve ser tomada nos próximos dias.

Em caso de veto da matéria, a mesma volta para a Câmara de Vereadores e os vereadores decidem se mantém ou sancionam o projeto, se tornando lei em Paraíso.

Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.