06.10.2023 às 14:46h - atualizado em 06.10.2023 às 15:16h - Chuvas

Rio Uruguai segue sem travessia de barca entre Mondaí e Vicente Dutra

Navegação foi interrompida na noite de quarta-feira, 04, devido ao alto nível e a forte correnteza.

Marcos Herbert

Por: Marcos Herbert Iporã do Oeste - SC

Rio Uruguai segue sem travessia de barca entre Mondaí e Vicente Dutra
Rio Uruguai chegou a 8,5 metros acima do normal | Foto: Guilherme Pisetta

A travessia da barca no Rio Uruguai segue interrompida em Mondaí. A empresa Navegação Porto Feliz, que faz a travessia entre os municípios de Mondaí/SC e Vicente Dutra/RS, interrompeu os trabalhos ainda na noite de quarta-feira, 04. Ontem, 05, o trabalho também não foi realizado e nesta sexta-feira, 06, continua interrompido, devido ao alto nível de água e a forte correnteza.

A travessia de pedestres com a lancha também não está sendo realizada. O sócio proprietário, Guilherme Pisetta, destacou que como a previsão é de muita chuva para o final de semana, ainda não existe estimativa de quando o trabalho de navegação será retomado. A rota alternativa para os usuários é a ponte sobre o Rio Uruguai, na BR-158, entre Palmitos/SC e Iraí/RS, ou pela barca entre Itapiranga/SC e Barra do Guarita/RS, que segue operando normalmente.

Previsão de chuva intensa

A previsão de fortes chuvas neste final de semana deixa a Defesa Civil em alerta. Conforme o coordenador do órgão em Mondaí, Juliano de Oliveira, o acompanhamento da situação do Rio Uruguai é constante para minimizar possíveis impactos aos moradores ribeirinhos. Ele observou que ocorreram chuvas intensas com até 220 milímetros em vários municípios acima da Usina Foz do Chapecó, que é a responsável pelo controle do nível de água abaixo do reservatório.

Com isso, foi aumentada a vertente de água da Usina, o que provocou a elevação rápida do Rio até o pico de 8,5 metros acima do normal na manhã desta quinta-feira, 05. Esse nível já provocou alguns problemas no município de Mondaí, como a interrupção do tráfego em algumas estradas no interior, devido ao represamento de água. Com o nível do rio já elevado pelas chuvas que caíram, a preocupação aumenta com a previsão de mais chuva intensa entre sexta, 06, e domingo, 08.

A Defesa Civil de Mondaí possui equipe de prontidão para prestar resposta rápida à população em caso de necessidade. O coordenador municipal, Juliano de Oliveira, destacou que foram realizadas reuniões para definir medidas de contingência a serem adotadas, caso as previsões se confirmem. Citou que se houver nova elevação significativa no nível do Rio Uruguai, será feito contato com os moradores ribeirinhos que residem nas cotas de risco para inundações.


Comentar pelo Facebook

Fique por dentro das últimas novidades do Portal Peperi.