06.09.2025 às 22:03h - Geral
O bairro São Gotardo, em São Miguel do Oeste, promoveu neste sábado, 6, a primeira edição da Setemberfest, um evento cultural inspirado na tradicional Oktoberfest, que celebrou a cultura alemã com música, dança e integração entre comunidades da região.
A festa, que aconteceu no salão do bairro, reuniu um grande público e contou com a participação de nove grupos culturais de diferentes cidades, como Itapiranga, Palmitos, São João do Oeste e Porã do Oeste.
Segundo um dos coordenadores do evento, André Orso a ideia surgiu como forma de resgatar as antigas festas realizadas no bairro, mas com uma proposta mais cultural.
“O evento superou nossas expectativas. O salão está cheio, o pessoal veio, está adorando. A festa está bonita, os grupos estão se apresentando e o público está bem engajado”, afirmou Orso em entrevista à Rádio Peperi.
Um dos diferenciais da Setemberfest é que a entrada foi gratuita. Isso só foi possível graças ao apoio do Programa de Incentivo à Cultura, que permite que empresas destinem parte do ICMS para eventos culturais.
O evento também contou com a presença das soberanas da Oktoberfest de Itapiranga, e foi tratado como um “esquenta” para a grande festa tradicional da região.
A expectativa agora é dar continuidade à ideia nos próximos anos. Segundo Orso, a intenção é manter o formato familiar e cultural do evento.
Além da Setemberfest, o bairro São Gotardo também realiza, anualmente, a Festa do Padroeiro, conhecida como Festa do Colono e do Motorista, tradicional na comunidade.
Foto(s): Ricardo Orso, Portal Peperi
Comentar pelo Facebook